Seminário Internacional | Alimentação, Saúde e Ambiente: Sustentabilidade e Desafios

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 10, 11 e 12 de Outubro de 2018, Anfiteatro III, a partir das 9:30

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Colégio F3

Descarregar Cartaz

Descarregar Programa

O Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) tem o prazer de co-organizar e acolher o Seminário InternacionalAlimentação, Saúde e Ambiente: Sustentabilidade e Desafios, que terá lugar em outubro de 2018. Este seminário marca o início da agenda científica do Grupo de Trabalho Transições Tecnológicas: Memórias, Saberes e Práticas, constituído no âmbito do Colégio F3.

​ A articulação entre alimentação, saúde e ambiente expressa, de forma inequívoca, a base em que assenta a relação milenar homem/natureza. Privilegiando uma abordagem multidisciplinar, este encontro pretende ser um fórum de discussão em torno das questões básicas do quotidiano das comunidades humanas, em especial as que respeitam à alimentação e à saúde e bem-estar na sua relação com o ambiente, considerando, por um lado, uma perspetiva de análise histórica que contemple diversidades geográficas, culturais e tecnológicas e, por outro, os desafios atuais face à globalização, à escassez de recursos, à sua sobre-exploração e às inovações tecnológicas para superar as dificuldades e/ou as consequências negativas dessa exploração.

Neste contexto, incorporando a componente das memórias, saberes e práticas tradicionais, pretende-se igualmente chamar a atenção para a importância dos arquivos e da recuperação interdisciplinar da informação histórica e o seu contributo para repensarmos ações e comportamentos no sentido de ajudar a solucionar ou minimizar alguns dos problemas actuais e contribuir para um Futuro Inteligente. Assim, daremos especial atenção às soluções encontradas pelas comunidades, ao longo do tempo e em função das suas especificidades, em particular no que respeita à água e ao saneamento, à irrigação e distribuição de espécies alimentares, à organização e gestão das zonas rurais e dos espaços urbanos ou à relação alimentação-saúde, esperando deste modo estimular também a discussão sobre tecnologias, sustentabilidade e direitos humanos.

Entrada livre sujeita a inscrição aqui até ao dia 07/10/2018