A Bíblia Hebraica sob a Perspectiva dos Estudos Culturais e da Memória: um Desafio Acadêmico | Seminários CH-ULisboa | História e Cultura das Religiões

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 9 de Outubro de 2018, Sala 5.2, às 12:00

Suzana Chwarts
Universidade de São Paulo

Mais conhecida como Antigo Testamento, em suas versões grega e latina, a Bíblia Hebraica – escrita originalmente em hebraico, na Terra de Israel, na Antiguidade remota – inspirou três religiões universais e milhares de confissões e seitas.
Traduzido para 1.453 línguas e dialetos, esse livro atemporal continua a falar a pessoas de todas as nacionalidades, faixa etária e níveis de consciência.
É possível entrever uma perspectiva científica para a elucidação desses textos sagrados?
O advento dos Estudos Culturais – com sua abordagem transdisciplinar – aliado às descobertas arqueológicas, que trouxeram à luz arquivos e bibliotecas do antigo Egito, Mesopotâmia e Canaã, oferece, hoje, a acadêmicos do mundo inteiro, a oportunidade de renovar as leituras tradicionais da Bíblia Hebraica, resgatando-a do vácuo temporal e espacial da exegese religiosa e ideológica, e devolvendo-a, na medida do possível, ao contexto no qual se desenvolveu, que é o das civilizações do Oriente Médio antigo.

Suzana Chwarts é professora livre-docente de Bíblia Hebraica no Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil.
Sua formação acadêmica deu-se na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Universidade de Tel Aviv, Israel, onde estudou Arqueologia Bíblica, Culturas do Oriente Médio na Antigüidade, Cultura Clássica e Jornalismo Político.
Como arqueóloga bíblica, integrou a equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém nas escavações da cidade portuária de Dor, Israel, sob a supervisão do Prof. Doutor Efraim Stern.
Autora dos livros: Uma Visão da Esterilidade na Bíblia Hebraica e Via Maris: texto e contextos da Bíblia Hebraica, ambos editados pela Editora Humanitas da Universidade de São Paulo.
Membro da World Union of Jewish Studies (WUJS), International Organization for the Study of the Old Testament (IOSOT ) , The Society of Biblical Literature ( SBL) e National Association of Professors of Hebrew (NAPH).