2018 A história em debate | A História na tradição das humanidades

Faculdade de Letras de Lisboa, 11 de Outubro de 2018, Sala Virigínia Rau (instalações CH-ULisboa) das 17:30 às 20:00

II. A história na tradição das humanidades:
do útil e do inútil
usos e exigências críticas da história
possibilidades e fronteiras de convergência interdisciplinar
interpelar a complexidade unitária do mundo humano
transversalidade das noções de património, memórias e identidades

Desde a antiguidade a história foi-se cultivando enquanto instrumento de fixação da memória colectiva, numa intenção de evitar o esquecimento. Inegável é que a dimensão histórica se tornou indispensável às comunidades humanas enquanto experiência acumulada do seu passado, útil para políticos e homens de letras. Compreende-se assim que andasse associada à tradição das humanidades, à literatura, à teologia ou à retórica. E que durante séculos dominassem usos instrumentais da história para formação de príncipes, elites políticas e intelectuais e, enfim, de massas populares - utilidade política, pois não raro ainda hoje.

Mesa-redonda com Fernando Catroga (UCoimbra), Helena Buescu (CEComparatistas-ULisboa), Rui Vieira Nery (INETmd-UNL, FCGulbenkian), Viriato Soromenho-Marques (CFUL-ULisboa)
moderador: Hermenegildo Fernandes (CH-ULisboa)

Organização: Sérgio Campos Matos , Covadonga Valdaliso, José Guedes de Sousa
Grupo de Investigação Usos do Passado, Centro de História da Universidade de Lisboa