Roger Chartier - A força das representações | Anne-Marie Chartier - O papel da escrita na aprendizagem da leitura: uma história comparada entre a França e os Estados Unidos

Universidade de Lisboa, 11 de Dezembro de 2018

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Seminário «A força das representações» por Roger Chartier ​ Faculdade de Letras, Anfiteatro III, às 10:00
Entrada livre mediante inscrição prévia aqui

Este seminário examinará os diversos sentidos da noção de representação, entendida como representações mentais coletivas, como formas de exibição duma identidade ou dum poder, como presença do ausente, tanto nas imagens como nos textos (particularmente teatrais), ou como modalidade de delegação política. O seminário quer mostrar que o estudo das representações não afasta da realidade social nem da verdade histórica. O conhecimento do mundo social supõe que se articulem as representações das práticas e as práticas da representação. As representações das práticas têm sempre razões, códigos, finalidades e destinatários particulares. Identificá-los é uma condição para entender como as representações descrevem, prescrevem, proíbem ou organizam as realidades presentes ou passadas. Enfatizar a importância das representações é também uma condição para compreender a construção do mundo social e político como o resultado de lutas de classificações que são tão reais como são as lutas de classes. Para mostrá-lo, o seminário cruzará varias abordagens propostas pela história e sociologia cultural, a história da arte e das imagens ou a filosofia política.

Reputado historiador, insigne humanista, distinto académico, Roger Chartier é Professor Emérito do Collège de France e é Professor Visitante de Universidades europeias e americanas. Foi Directeur de Recherches na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Nos últimos anos representou a Cátedra do Collège de France na Universidade de Lisboa. Distinguido com Prémios de Ciência, é Doutor Honoris Causa por distintas Universidades europeias e americanas. Senhor de uma vasta obra científica traduzida nas principais línguas de Cultura e Ciência, Roger Chartier tem contribuído de forma singular para a preservação e valorização do património histórico e do legado cultural em Língua Portuguesa. O núcleo da obra de Roger Chartier é a história da produção, circulação, recepção dos textos impressos na primeira modernidade (séculos XV – XVIII), mas, pela história da leitura, do livro, das bibliotecas, tem vindo também a abordar a actualidade e as transformações inerentes ao digital. Deve-se a Roger Chartier o contributo maior no que tem sido designado de Nova História Cultural.

Conferência «O papel da escrita na aprendizagem da leitura: uma história comparada entre a França e os Estados Unidos» por Anne-Marie Chartier

Instituto de Educação, Auditório 2, às 14:30
Entrada livre mediante inscrição prévia aqui

A invenção da imprensa tonou possível a alfabetização do povo: como terão terão sido concebidos, nos diversos países, os livretos impressos para essa aprendizagem? A partir de um estudo comparativo entre França e Estados Unidos, examinaremos as evoluções dos métodos para ensinar a ler os principiantes, entre os séculos XVIII e XX, tomando em atenção se a aprendizagem da escrita foi desarticulada ou, pelo contrário, conjunta com a da leitura. Antes de 1850, as crianças aprendiam a ler e a escrever, depois de 1850, as crianças aprendiam a ler e a escrever ao mesmo tempo. Quais são as implicações dessa aprendizagem simultânea? Que novas definições de leitura derivam dela?

Anne-Marie Chartier, Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris V (1992), formadora de Professores do Ensino Básico na École Normale de Versailles (que se tornou IUFM - Institut Universitaire de Formation des Maîtres, em 1990), foi Docente do Doutoramento, como Investigadora e Maître de Conférence au Service d'Histoire de l'Éducation, do INRP (Institut National de Recherche Pédagogique), de 1996 a 2007. Tem investigado a história da leitura e do ensino da leitura nos discursos e práticas. Publicou, entre outros títulos, A Escola e a leitura obrigatória, 2007, 2014 (com J. Hébrard), Discursos sobre a leitura 1880-1980 (1989, tradução em português 1995), Práticas de leitura e escrita: história e atualidade, Belo Horizonte, UFMG-Ceale, Autêntica, 2007.

Ver também: http://larhra.ish-lyon.cnrs.fr/membre/118