Iconografía del primer fascismo español (1933-1945) Símbolos, ritos, lugares de memoria | Passados Próximos, memória e história - Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2, 24 de Janeiro de 2017, 18:00

Cada época, cada comunidade humana escolhe o seu passado, vive o seu tempo e projecta-se no futuro de um modo específico: diversos modos de consciência histórica. Se hoje no Ocidente as expectativas de futuro se restringiram, é motivador pensar como em diferentes épocas no campo historiográfico se estabeleceu o diálogo com outros tempos, tomados como modelos inspiradores, não tanto ou, pelo contrário, como paradigmas negativos. A antiguidade clássica e outras eras que se convencionou designar de medievais e de modernidade elaboraram e reelaboraram memórias, mitos, metáforas e conceitos sobre os tempos que imediatamente as antecederam. Como se relacionaram presente e passado próximo? Acentuando continuidades ou rupturas? De que modos a memória desses passados imediatos se transformou em história? Que convergências e divergências pode haver entre história e jornalismo? E os historiadores, como construíram as suas genealogias intelectuais e se relacionaram com os seus antecessores? Estas algumas das perguntas que serão consideradas num seminário em 12 sessões promovido pelo Centro de História da Universidade de Lisboa.

Cada sessão terá a duração de cerca de 50 minutos, seguidos de um breve comentário e debate.

É convidado desta sessão, o professor Juan Francisco Fuentes (Universidad Complutense de Madrid), com uma conferência intitulada "Iconografía del primer fascismo español (1933-1945). Símbolos, ritos, lugares de memoria".