Nobrezas e "nobreza da terra" na América Portuguesa | História do Brasil - Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala D. Pedro V - 23 de Fevereiro de 2017, 18:00

O Centro de História da Universidade de Lisboa promove o seminário de História do Brasil, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas actuais deste campo de estudos. Esta terceira sessão conta com a presença de Ronald Raminelli, da Universidade Federal Fluminense, com uma comunicação sobre as "Nobrezas e nobreza da terra na América Portuguesa"

Esta sessão focar-se-á sobre as classificações e hierarquias da nobreza na América Portuguesa entre os séculos XVII e XVIII. Em princípio se diferencia a fidalguia da nobreza civil, os primeiros alçados à nobreza pelo sangue, e os demais por provimento régio. No ultramar, a nobreza criada pela monarquia era mais importante do que a herdada pela linhagem. Estão aí incluídos os cavaleiros das Ordens Militares, os foros de fidalgo e os homens bons das câmaras. Na América, uma terceira categoria deve ser incluída, a “nobreza da terra”, os potentados locais, senhores de terras e escravos e detentores de altas patentes militares nas tropas auxiliares e nas ordenanças. Vale ainda mencionar as justificações de nobreza e os brasões de armas pleiteados sobretudo por militares que não tinham a sua nobreza respaldada pela linhagem.