Manuscritos Hebraicos Iluminados na Península Ibérica (Séculos XIII-XV) |Os Judeus em Portugal e na Diáspora -Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sala 10.2, 9 de Março de 2017, 18:00

​Contrariamente à conceção generalizada a arte era permitida e praticada pelas comunidades judaicas medievais, como o era nas sinagogas antigas. Os manuscritos hebraicos produzidos pelos judeus para uso sinagogal, ou para seu próprio uso, constituem exemplo significativo, sendo muitas vezes iluminados por artistas judeus ou cristãos. Na Península Ibérica, a iluminura hebraica encontra-se presente em manuscritos produzidos desde o século XIII, dotados de uma linguagem islâmica e mudéjar, vindo a atingir o seu pico mais elevado no século XIV, quando o contacto com artistas cristãos e/ou asquenazitas permitiu alargar reportórios iconográficos e estilos artísticos. Depois de um período conturbado, com a destruição de muitas comunidades judaicas durante os motins de 1391, a produção hebraica iluminada conhecerá um renascimento na segunda metade do século XV, destacando-se neste período os manuscritos hebraicos iluminados portugueses, produzidos na capital do reino. A presente comunicação visa ilustrar o caminho descrito, apresentando, e caracterizando, as principais escolas de iluminura hebraica peninsular e os mais significativos manuscritos sefarditas iluminados. Na exposição serão apresentadas abundantes imagens desses manuscritos, alguns dos quais conservando-se em bibliotecas portuguesas.

O ciclo de conferências “Novos Investigadores” inicia o programa de palestras anuais no âmbito do seminário semestral “Os Judeus em Portugal e na Diáspora”, criado no presente ano de 2017 como transversal aos cursos ministrados na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas sediado no Curso de Mestrado em História e Cultura das Religiões.

Este seminário, pela primeira vez lecionado na Faculdade de Letras de Lisboa tem sobretudo como objectivo dinamizar o conhecimento, a investigação e a divulgação desta temática entre os alunos interessados. Está enquadrado por uma tradição de seminários na mesma área, a cargo do professor José Ramos, como a História do Judaísmo ou Mundo Bíblico. Estas conferencias permitem não só a abertura do seminário a um público mais amplo, como também dar a conhecer aos alunos e ao público em geral vertentes de investigação mais específicas ou mais gerais no âmbito dos Estudos Judaicos.