“Quid est ergo Clima?”Considerações sobre o clima e a sua história | História do Ambiente – História do Clima - Seminários CH-ULisboa e UNIARQ

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 2.13, 24 de Fevereiro, 12:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa e Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa

Descarregar cartaz

O Centro de História da Universidade de Lisboa e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa promovem um seminário conjunto sobre História do Ambiente e História do Clima, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas actuais deste campo de estudos. Valoriza-se a transversalidade dos temas e a abordagem interdisciplinar considerando quer a forma como os diferentes factores ambientais e o clima moldaram o desenvolvimento e crescimento das civilizações em todo o mundo, quer o modo como essas civilizações atuaram/atuam, alterando o meio ambiente em que se inscrevem. Perspetivando a estruturação de uma linha de investigação em História Ambiental, e em articulação com o programa da unidade curricular de História do Clima, este seminário oferece tanto a especialistas como a jovens investigadores, nacionais ou internacionais, a oportunidade para refletir sobre os desafios da História Ambiental e da História do Clima, discutir perspetivas historiográficas e apresentar pesquisas em curso.

João Alveirinho Dias, Doutor em Geologia, especialista em Geologia Marítima, foi professor na Universidade do Algarve. É investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) e colabora como professor visitante com várias universidades brasileiras. É editor-chefe da Revista de Gestão Costeira Integrada (RCGI). Do seu trabalho destaca-se o empenho na construção de pontes entre diferentes áreas do conhecimento, entre elas a História, fomentando o diálogo transdisciplinar para uma compreensão mais holística das relações entre o Ser Humano e o Meio.