La reina, la corte, el territorio. Poder relacional y reginalidad en la Corona de Castilla durante el siglo XV | Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2, 30 de Março, 10:00

No século XXI, os estudos que se debruçam sobre o papel desempenhado pelas rainhas, titulares ou consortes, das monarquias medievais e modernas têm vindo a revelar novas faces deste regime: não só permitem relativizar a ideia de poder régio associado apenas à figura do rei, como têm proporcionado a abertura de novas linhas de pesquisa em torno da monarquia que não só se debruçam sobre uma nova história política menos monolítica, como enriquecem os campos da história social e dos quotidianos, da Corte régia e dos indivíduos e das instituições que a compõem, dos tesouros régios, dos comportamentos masculinos e femininos, das emoções. Dentro da produção historiográfica recente, a tese de Doutoramento Internacional de Diana Pelaz Flores, dirigida pela Professora Isabel del Val Valdivieso na Universidade de Valladolid com o título “REYNANTE(S) EN VNO”. Poder y representación de la reina en la Corona de Castilla durante el siglo XV", merece um especial relevo, pelo aplauso generalizado que mereceu, reflexo da sua qualidade científica e inovação. No Seminário de História Medieval do dia 30-3-2017, Diana Pelaz Flores falar-nos-à de "La reina, la corte, el territorio. Poder relacional y regionalidade en la Corona de Castilla durante el siglo XV".