Colóquio “Sines, o Porto e o Mar. História e Património”

Auditório da Administração do Porto de Sines e Centro de Artes de Sines, 7 a 9 de Setembro de 2017

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa, Administração do Porto de Sines e Algarve (APS), Direção Regional de Cultura do Alentejo, Centro de História d'Aquém e d'Além Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, Centro de Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora, Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM) da Universidade do Porto, Centro de Estudos da População da Economia e Sociedade (CEPESE) e Escola Secundária Poeta Al Berto (Sines)

Descarregar Cartaz

Descarregar Programa

Página Web do Colóquio

Na sequência das escavações arqueológicas de emergência em 2013, no cemitério de Largo Poeta Bocage, em Sines, vários vestígios arqueológicos vieram colocar em causa o conhecimento acerca da relevância de Sines na Época Moderna. Identicaram-se enterramentos relacionados com a escravatura, dando vida a uma outra pista para o circuito mundial das rotas de escravos.
Neste âmbito a Câmara Municipal de Sines iniciou um projecto de investigação, coordenado pelo Arquivo Municipal de Sines, acerca do passado atlântico de Sines nas suas várias vertentes económica, social, cultural e das mentalidades ao longo da história. Uma das vertentes do projecto Sines no Atlântico é o estudo da presença africana em Sines desde a Época Moderna, através dos auxos de escravos, até ao presente, com a xação de uma importante comunidade cabo-verdiana na cidade, já no contexto do Complexo Industrial. Toda a informação recolhida será divulgada através de um sítio electrónico que estará em linha até ao nal de 2016.
Em 2017 terá lugar o colóquio Sines e o seu Porto. História e Património, entre os dias 7 e 9 de Setembro, com o apoio da Administração do Porto de Sines. Neste colóquio, que contará com a presença de vários investigadores portugueses e internacionais, irá debater-se não só o papel do porto de Sines na história, mas também, de um ponto de vista nacional, os temas das rotas marítimas e comércio intercontinental, o património portuário português ou a problemática da escravatura.

As principais temáticas a explorar são as seguintes:
1. Porto de Sines na história;
2. Navios e Rotas Marítimas;