O Atlântico Ibero-Americano (sécs. XVI-XX) | Perspectivas historiográficas recentes | Sessão de Conferências XVII

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III - 27 de Abril, 16:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades; Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar; Instituto de Ciências Sociais

Descarregar cartaz

Reunindo reputados especialistas internacionais, este programa de conferências promovido pelo Centro de História em colaboração com o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar e o Instituto de Ciências Sociais, logra diversificar pontos-de-vista sobre a temática em análise, integrando tanto abordagens de ordem conceptual e metodológica, como a apresentação de resultados de investigações empíricas. Deste modo, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento da história do Atlântico e, em especial, da sua dimensão Ibero-Americana.

São convidados desta sessão três académicos especialistas. O professor Cayetano Mas Galvañ, da Universidade de Alicante, apresentará uma comunicação intitulada “La Ciencia europea y las grandes altitudes americanas durante la Edad Moderna (de Acosta a Humboldt)”, com uma visão de conjunto para todo o período moderno, com especial incidência nos Andes equatoriais. A professora Sílvia Espelt Bombin, da universidade de St. Andrews, tratará das fronteiras do norte do Brasil para os sécs. XVII e XVIII na sua comunicação “Explorando y defendiendo la frontera norte de Brasil: franceses, portugueses e indígenas en Amapá, 1680-1740s”. A professora Margarita Eva García Rodriguez, da Universidade Nova de Lisboa, trará uma conferência intitulada “Iluminismo nos Andes: a biblioteca do Intendente Francisco Muñoz y San Clemente no Cuzco (1804-1809)”, focado nas modalidades históricas do iluminismo no Mundo Hispânico.