VI Jornada de Estudo do Grupo de Investigação Estudos de Corte e Diplomacia | A Diplomacia na Idade Média e Moderna: Linhas Políticas e Intervenientes

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 17 de Maio de 2017, Sala PN 19, a partir das 9:30

A Diplomacia adquiriu várias configurações durante a idade Media e Moderna podendo ser mais formal ou mais pessoal, obtendo maior ou menor efeito. A face visível resultava em Tréguas, Acordos e Tratados, entre outros, podendo-se vislumbrar, por momentos, os intrincados jogos políticos que tinham estado subjacentes e alguns, dos seus múltiplos, intervenientes.

​ Chama o Visconde de Santarém à Diplomacia, a “sciencia de negociar” considerando essencial saber “dos actos políticos, e das relações destes com as negociações que os prepararão”. Utilizando esta ideia como base, procuramos lançar um novo olhar sobre as linhas politicas da diplomacia medieval e moderna, igualmente sobre os seus intervenientes, suas principais concretizações, sejam alianças, acordos ou tratados, e também debater possíveis linhas de investigação.