Lisbon Medieval Culture and War Conference. Spaces, Images, Mentalities

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro IV, dias 22 a 24 de Junho, a partir das 9:15

Descarregar Cartaz e Programa

A guerra marcou profundamente o mundo medieval. De facto, ao longo daquele período, o fenómeno bélico modelou organizações sociais, sistemas políticos, dinâmicas económicas, doutrinas religiosas, transformações culturais e mudanças de mentalidades.
Na sequência do colóquio internacional realizado na Universidade de Leeds em Maio de 2016 (Leeds Medieval Culture e War: Ideals, Representions, Realities), o Centro de História da Universidade de Lisboa propôs-se dar sequência ao evento. Assim, esta unidade de investigação procurou fomentar a discussão de novas abordagens da guerra na Idade Média a partir de linhas de observação tão distintas como espaços, imagens e mentalidades, estimulando ao mesmo tempo perspectivas interdisciplinares.
Na esteira da renovação da história militar medieval, procura-se trazer para o debate académico trabalhos assentes nos mais diversos fundamentos teóricos, com tópicos tão abrangentes quanto: teoria e doutrina da guerra; estratégia e táticas; organização, comando e logística; fortificações e armamento; comunicação, informação e contrainformação; bellatores nas sociedades medievais; não-combatentes e prisioneiros de guerra; literatura, arte e guerra; guerra e a religião; corpo e alma: assistência dos guerreiros; superstições, devoções, medos e comportamentos; guerra no mar.