Políticas de memória recente - Mesa redonda | Ciclo de Conferências Passados Próximos. Memória e História | Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2, 29 Junho de 2017, 18:00

Cada época, cada comunidade humana escolhe o seu passado, vive o seu tempo e projecta-se no futuro de um modo específico: diversos modos de consciência histórica. Se hoje no Ocidente as expectativas de futuro se restringiram, é motivador pensar como em diferentes épocas no campo historiográfico se estabeleceu o diálogo com outros tempos, tomados como modelos inspiradores, não tanto ou, pelo contrário, como paradigmas negativos. A antiguidade clássica e outras eras que se convencionou designar de medievais e de modernidade elaboraram e reelaboraram memórias, mitos, metáforas e conceitos sobre os tempos que imediatamente as antecederam. Como se relacionaram presente e passado próximo? Acentuando continuidades ou rupturas? De que modos a memória desses passados imediatos se transformou em história? Que convergências e divergências pode haver entre história e jornalismo? E os historiadores, como construiram as suas genealogias intelectuais e se relacionaram com os seus antecessores? Estas algumas das perguntas que serão consideradas num seminário em 12 sessões promovido pelo Centro de História da Universidade de Lisboa. Terá lugar de finais de Abril a meados de Julho de 2017. Cada sessão terá a duração de cerca de 50 minutos, seguidos de um breve comentário e debate.