O Mar como Futuro de Portugal – a propósito da contratação de Manuel Pessanha como Almirante por D. Dinis | XV Simpósio de História Marítima

Academia de Marinha, 14 a 16 de Novembro de 2017

Organização | Academia da Marinha; Centro de História da Universidade de Lisboa; Centro de História da Sociedade e da Cultura; Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»; CHAM - Centro de Humanidades; Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades; Centro de Investigação Naval; Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais

Descarregar programa

​A 1 de Fevereiro de 1317, em Santarém, D. Dinis entrega o cargo de almirante, nas condições de um feudo hereditário, ao genovês Micer Manuel Pessanha e aos seus sucessores, como refere o diploma guardado no ANTT.

Este episódio da História de Portugal, volvidos 700 anos, merece e justifica uma revisitação ao longo reinado do monarca que foi cognominado de «o Lavrador» ou o «Rei Poeta» e que Fernando Pessoa qualificou de “O plantador de naus a haver”.

A posição geoestratégica de Portugal impôs uma intensa dialética entre a terra e o mar ao longo da sua história. O mar abria à terra outros proventos, novas vias e dinâmicas rotas comerciais. Mas pelo mar podiam também chegar ameaças para os que viviam em terra. D. Dinis, com um pensamento naval estruturado, criou assim uma marinha régia hierarquicamente organizada e competentemente liderada. Assumiu-se como o obreiro da consolidação do futuro de Portugal numa perspetiva de espaço que, ultrapassando a fronteira terrestre consignada no Tratado de Alcanizes de 1297, se alargou a uma outra bem mais vasta, a marítima, qual fronteira estratégica de segurança, garante da soberania, e que, numa articulação entre o Mediterrâneo e o Atlântico, redefinirá os novos limites de um reino e mesmo de um império.

D. Dinis, durante os 46 anos em que reinou, realizou reformas em todas as áreas da administração e pôs em marcha um programa político que visava a defesa e o povoamento do reino, a dinamização da agricultura, o incremento do comércio terrestre e marítimo, o reequilíbrio das forças sociais e a valorização da cultura, de que resultaram ações tão significativas como, entre outras, a fundação da universidade e a criação da Ordem de Cristo.

A Academia de Marinha promove, entre 14 e 16 de Novembro de 2017, a realização do XV Simpósio de História Marítima, dedicado ao tema O Mar como Futuro de Portugal – a propósito da contratação de Manuel Pessanha como Almirante por D. Dinis.