Escravidão, tráfico de cativos, batismo e compadrio (Luanda, século XVIII) | Ciclo de Seminários de História de África | Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala D. Pedro V (Piso 1), 8 de Novembro de 2017, 18:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa

Descarregar cartaz

Esta conferência discorre sobre o ritual do batismo e as relações de compadrio na sociedade luandense do século XVIII. Salienta que religiosidade, escravidão e hierarquias sociais locais serviram de parâmetros à seleção de padrinhos e às relações sociais compadrescas. Igualmente, os registros de batismo da freguesia da Sé luandense dão a conhecer formas de classificação social expressas no vocabulário social escravista gestado e transformado em um contexto de forte crescimento do tráfico atlântico de cativos. O governador de Angola, padres, escravos, pretos forros, forros maxiluandas, donas, entre outros personagens e grupos sociais, pululam na documentação paroquial setecentista e revelam o dinamismo de uma sociedade escravista atlântica.

​O Centro de História da Universidade de Lisboa promove o seminário de História de África, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas actuais deste campo de estudos. Valorizam-se as continuidades e descontinuidades dos mundos africanos e seus diferentes contextos, na longa duração da história do continente e do seu envolvimento nas dinâmicas da história mundial. Em articulação com o programa pós-graduado na especialidade de História de África da FLUL, este seminário oferece tanto a especialistas como jovens investigadores, nacionais ou internacionais, a oportunidade para discutir perspectivas historiográficas e apresentar pesquisas em curso.