Cotidiano e participação de militares na administração da Capitania de Moçambique e Rios de Sena (1779-1788) | Ciclo de Seminários de História de África | Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala D. Pedro V, 6 de Dezembro de 2017, às 18:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa

Estudos sobre as forças militares instaladas em diferentes partes do Império Português indicam a importância que o grupo social constituído pelos militares assumiu para a manutenção do Império luso, tanto como elemento de defesa e controle dos territórios, mas também como sujeitos coparticipantes da vida administrativa. O objetivo desta conferência é abordar sobre a presença das Tropas Regulares na Capitania de Moçambique e Rios de Sena, entre os anos de 1779 e 1788. As fontes privilegiadas (documentação administrativa) permitiram conhecer alguns aspectos do cotidiano militar. Da mesma forma, foi possível observar a participação de alguns indivíduos na administração da capitania e as suas interações tanto com o poder central (instalado no reino) quanto com os poderes locais (situados na África Oriental Portuguesa).