Fontes sobre o Cuiabá publicadas na Coleção "Documentos Interessantes para a História e Costumes de São Paulo: suas conexões com arquivos em Portugal" | Ciclo de Seminários de História do Brasil | Seminários CH-ULisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2, 19 de Dezembro de 2017, às 18:00

A investigação em curso quer destacar as conexões entre os documentos da primeira metade do século XVIII sobre as Minas do Cuiabá, publicados pelo arquivo do Estado de São Paulo, e cópias manuscritas que permeneceram em arquivos portugueses (nomeadamente no ANTT, AHU e Arquivo da Universidade de Coimbra/Coleção Conde dos Arcos). À medida que a investigação avança, vamos compreendendo melhor sobre os mecanismos de circulação dos documentos, bem como descobrindo novas fontes, o que nos permite refletir sobre as escolhas que historiadores fazem quando se propõem publicar documentos.

João Lucídio: Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (1987) e Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1990). Doutor em História pela Universidade Nova de Lisboa (2013) , com a tese intitulada: "A Ocidente do Imenso Brasil: as conquistas dos rios Paraguai e Guaporé (1680-1750)". Orienta e desenvolve trabalhos com ênfase em História, principalmente nos seguintes temas: história da cultura, catálogo, fontes, escravidão, século XVIII, fronteiras. Atualmente desenvolve projeto sobre fontes junto ao Núcleo de Documentação e Informação Histórico Regional da Universidade Federal de Mato Grosso.