Seminários CH-ULisboa | Cláudia Castelo, "Uma História Imbricada da Extensão Rural em Angola: Conhecimento, Desenvolvimento e Contra-Subversão

ONLINE | Plataforma ZOOM | 9 de Dezembro | 18h00

Ligação ZOOM: https://bit.ly/32SUINW, ID da reunião: 899 1010 1205, Senha: 884355

Ligação alternativa: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89910101205?pwd=aEZXSFpLRXJqeWpQSFRxM2YwUWw0UT09​

Conferência | Uma História Imbrincada da Extensão Rural em Angola: Conhecimento, Desenvolvimento e Contra-Subversão

Conferencista | Cláudia Castelo

Resumo: O projecto piloto de extensão rural do Andulo (Bié), levado a cabo no Planalto Central de Angola no final da década de 1960 e inícios da década de 1970, tem sido apresentado como instrumento ao serviço da contra-subversão portuguesa no contexto da guerra colonial, e está sobretudo associado ao engenheiro alemão, Hermann Pössinger, seu proponente e orientador técnico. Com base numa pesquisa em fontes de arquivo, no método biográfico e na história oral, apresenta-se uma história mais complexa e global dessa experiência, seguindo Pössinger, mas também outros técnicos que têm ficado na sombra, estabelecendo ligações entre percursos individuais e institucionais, ideias de desenvolvimento e práticas agrícolas que extravasam o quadro nacional e colonial. Verifica-se que o projecto se insere numa circulação que envolve a América, a Europa e a África, beneficiou do trabalho prévio da Missão de Inquéritos Agrícolas de Angola e teve subjacente o conhecimento das estruturas sociais e económicas dos Ovimbundu e uma visão de desenvolvimento integral dos camponeses africanos na contramão do modelo de desenvolvimento repressivo do colonialismo português tardio. A dimensão participativa e potencialmente emancipadora do projecto reenvia-nos para a contradição dialéctica da política colonial portuguesa nas vésperas do fim do Império.

Cláudia Castelo é investigadora no projecto WUD – Os mundos do (sub)desenvolvimento: processos e legados do império colonial português em perspectiva comparada (1945-1975) no CES-UC. É licenciada em História (1992), mestre em História dos Séculos XIX e XX (1997) pela Universidade Nova de Lisboa e doutora em Ciências Sociais, especialidade em Sociologia Histórica (2005), pela Universidade de Lisboa. Entre 2009 e 2013, foi investigadora “compromisso com a ciência” no Instituto de Investigação Científica Tropical, onde desenvolveu um projecto sobre colecções e memórias das missões científicas às colónias portuguesas. De 2014 a 2018, foi investigadora FCT no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, da Universidade de Lisboa, onde dirigiu o projecto “Field Scientists in the 'Luso-Tropical Setting': Knowledge, Ideology and Governance in Late Portuguese Empire” (IF/00519/2013). A sua investigação centra-se na história do imperialismo e do colonialismo (sécs. XIX-XX); em particular, na circulação de pessoas, ideias e conhecimento científico nos espaços de colonização portuguesa.