Colóquio Internacional | Os Indígenas e as Justiças no Mundo Ibero-Americano

20 e 21 de Maio de 2021

Descarregar programa

O colóquio Internacional “Os Indígenas e as justiças no mundo ibero-americano”, a ser realizado nos dia 20 e 21 de maio de 2021, propõe reunir estudiosos que analisem, em profundidade, as múltiplas e criativas interações que os povos indígenas estabeleceram com os tribunais inquisitoriais, eclesiásticos diocesanos e os seculares. A proposta é reunir pesquisadores que possam contribuir para uma abordagem comparativa nos espaços das Américas Espanhola e Portuguesa.
Neste colóquio, será divulgada a coletânea homônima que inspirou a realização deste evento, com a participação dos autores que investigaram o tratamento dado aos povos indígenas pela cultura jurídica das três principais jurisdições presentes na sociedade colonial (eclesiástica, inquisitorial e ordinária); suas diferentes formas de controle ou proibição de costumes, práticas e rituais; e também a pluralidade de respostas dos povos indígenas e de suas próprias “justiças”. O volume também apresenta um ensaio introdutório do pensador indígena Ailton Krenak, ativista fundamental dos direitos indígenas no Brasil atual, e que também proferirá a conferência de abertura.
Este encontro foi co-organizado por Ângela Domingues, Maria Leônia Chaves de Resende, Maria Clara Santos e Pedro Cardim e contou com o apoio de diversos centros de pesquisa (CHAM / NOVA FCSH / UAc; CHDPI/PGHIS/UFSJ; CHUL; CFUL). O evento estará domiciliado na plataforma online Even3, no seguinte link: www.even3.com/coloquiointernacional.