História Ambiental - Seminários CH-ULisboa | Conferência: Geoquímica do registo sedimentar: Impactes antrópicos e climáticos na plataforma continental portuguesa

29 de Março de 2016

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa

Descarregar cartaz / programa

O Centro de História da Universidade de Lisboa promove o seminário de História do Ambiente, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas actuais deste campo de estudos. Valoriza-se a transversalidade do tema e uma abordagem interdisciplinar considerando quer a forma como os diferentes factores ambientais moldaram o desenvolvimento e crescimento das civilizações em todo o mundo, quer o modo como essas civilizações atuaram/atuam, alterando de forma positiva ou negativa, o meio ambiente em que se inscrevem. Perspectivando a estruturação de uma nova linha de investigação em História Ambiental, e em articulação com o programa da unidade curricular de História do Clima, este seminário oferece tanto a especialistas como a jovens investigadores, nacionais ou internacionais, a oportunidade para reflectir sobre os desafios da História Ambiental, discutir perspectivas historiográficas e apresentar pesquisas em curso.

Mária de Fátima Araújo é Engenheira Química (IST) e tem um doutoramento em Química (U. de Antuérpia). É Investigadora Principal e Coordenadora do Grupo “Radiações, Elementos e Isótopos” do Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (IST). O seu trabalho destaca-se pela investigação em duas importantes áreas: a Geoquímica Ambiental e Oceanografia, analisando os sedimentos das bacias hidrográficas ibéricas e plataforma continental adjacente; e, a Arqueometalurgia, através do estudo de artefactos metálicos, utilizando métodos de análise química, com o objectivo de determinar a sua origem e tecnologias de produção.