Fazenda III Seminário Internacional: Política económica e controvérsias na Diáspora e na Expansão europeia ultramarina

19 a 20 de Julho de 2016

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro III

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Universidad de Sevilla .

Descarregar programa

Descarregar ficha de inscrição

Descarregar apresentação do seminário

Política económica e controvérsias na Diáspora e na Expansão europeia ultramarina é o tema escolhido para FAZENDA III SEMINÁRIO INTERNACIONAL, de temática tranversal quanto a épocas e a espaços e com fortes ligações a problemáticas da actualidade. O tema, como previsto, acentuou a internacionalização desta iniciativa, visível nas entidades que se congregaram com o CHUL e a FLUL numa parceria. Atraiu igualmente investigadores de diferentes áreas de especialização, alguns dos quais com forte experiência interdisciplinar e não apenas no campo das Humanidades mas também no das Ciências sociais. Daí a constituição multidisciplinar da comissão científica (da esfera económica e demográfica à sociológica, religiosa, política e de mentalidades), o mesmo acontecendo com o grupo de comunicantes até agora reunido. Distribuem-se as comunicações pelas seguintes quaro grelhas de questões: Controvérsias sobre boas práticas e alvitres para a reforma do Estado; Entre o público e o privado, interesses, práticas clandestinas, fraudes, sanções; Dinâmicas e redes sociais versus tensões institucionais; e Maleabilidade do sistema – adaptações. Espera-se que seja um espaço dinâmico de intercâmbio de conhecimentos, debate de metodologias e de usos conceptuais, um estado da arte de conteúdos temáticos. Sessões públicas, em coordenação com cursos de licenciatura e de pós-graduação da FLUL, destinadas a estudantes e jovens investigadores.