Exposição O livro e a iluminura judaica em Portugal no final da Idade Média

26 de Fevereiro a 15 de Maio de 2015

Biblioteca Nacional de Portugal

Organização | ARTIS, Instituto de Estudos Medievais, Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Clássicos

Comisários | Luís Urbano Afonso, Adelaide Miranda

Esta exposição pretende destacar a relevância cultural e artística dos judeus portugueses no final da Idade Média, com particular relevo para o códice iluminado hebraico. Organiza-se em cinco núcleos temáticos. O primeiro é dedicado ao livro e à iluminura sefardita (ibérica) e remete para a produção peninsular entre os séculos XIII e XV. O segundo núcleo é dedicado à Escola de Lisboa de iluminura, ativa no último quartel do século XV, cujos valor artístico e relevância histórica têm passado despercebidos. O terceiro núcleo identifica sinais da interação cultural – científica, teológica, artística – entre judeus e cristãos em Portugal no final da Idade Média. O quarto núcleo desta exposição é dedicado ao livro impresso. Finalmente, o último núcleo da exposição é dedicado à controvérsia religiosa judaico-cristã em Portugal, na qual emergem ódios e incompreensões mútuas, resultantes da radicalização religiosa.