The Congress of Vienna and the new international system (1815-2015)

30 de Novembro a 1 de Dezembro de 2015

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anf. III

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa - Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Coordenação | Ana Leal de Faria - José Damião Rodrigues

Descarregar Programa / Cartaz

Entre Outubro de 1814 e Junho do ano seguinte, os vencedores de Napoleão reuniam-se em Viena com o objectivo de repor a ordem internacional e planear o mundo do pós-guerra. Posteriormente criticado por ter ignorado tanto as novas relações industriais entre as nações como os movimentos liberais e nacionalistas da época, reconhece-se, hoje, o papel fundamental desempenhado pelo Congresso de Viena na criação de um equilíbrio de poder generalizado, dando à Europa o mais longo período de paz de sempre. No momento em que se comemora o seu segundo centenário propõe-se assinalar a importância desse acontecimento através de um colóquio que reúna historiadores nacionais e estrangeiros com o objectivo de analisar o sistema internacional antes e após Viena, desde os discursos e práticas de negociação à correlação de forças entre as potências europeias; do modo como a monarquia portuguesa se foi adaptando ao novo quadro geopolítico à elevação do Brasil a reino; das inovações introduzidas no protocolo diplomático às alianças matrimoniais dos filhos de D. João VI; da nova redefinição de fronteiras aos acordos bilaterais sobre o tráfico de escravos ou ao comércio de produtos coloniais.