Conferência CH-ULisboa
Nordic Peace in the High North: Lessons from Arctic Trust-Building

[English version]

Orador: Gunnar Rekvig (CH-ULisboa / Ocean Policy Research Institute at the Sasakawa Peace Foundation)

25 de Setembro de 2024 (17h00)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Anfiteatro III)

Organização | CH-ULisboa

Nordic Peace in the High North: Lessons from Arctic Trust-Building

Resumo

A apresentação explora o conceito de Paz Nórdica e a sua importância para os desafios actuais no Árctico Circumpolar. Será realçada a forma como os príncipios basilares da Paz Nórdica (a resistência aos conflitos, o compromisso e a cooperação) orientaram os países do Norte europeu, a nível interno e regional, no sentido de alcançar a paz e a estabilidade. A confiança e as actividades que a criam durante a Guerra Fria serão utilizadas para expor o êxito da Paz Nórdica, transposto na forma como os países envolvidos se ocuparam de manter um equilibrio entre a ambiguidade e a certeza, face à União Soviética. Estas actividades possibilitaram o fomento da capacidade de resistência aos conflitos, o que permitiu criar um Norte da Europa de baixa tensão num momento de época de anseios globais elevados. A partir da confiança construída entre adversários durante a Guerra Fria, foi criada uma estrutura governativa bem sucedida,  gerando assim uma coexistência pacifica: a Cooperação Euro-Árctica do Mar de Barents, que engloba as regiões setentrionais da Noruega, Finlândia, Suécia e noroeste da Rússia. Com o inicio da guerra na Ucrânia, contudo, o sucesso da mesma cessou e a paz duramente conquistada está agora ameaçada. Encontramo-nos num período instável de Pós-Guerra Fria, onde assistimos à renovação de tensões nucleares e desafios diplomáticos, ao que se acrescem as alterações climáticas. Devemos, nesta conjuntura crítica, recordar os modelos do passado que ofereceram vias para a resolução de conflitos, tal como providenciou a Paz Nórdica.