III Congresso Internacional de Estudos Sefarditas: Judeus no Mediterrâneo e suas diásporas: intersecções económicas, sociais e culturais

[English version]

21-23 de Outubro de 2025

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Submissão de propostas entre 12 de Setembro de 2024 e 30 de Janeiro de 2025

Comissão Organizadora | Elias Salgado (CEJA, Brasil), Regina Igel (University of Maryland, EUA / CEJA, Brasil), Adriana Abuhab Bialski (FFLCH / CEJ-USP / CEJA, Brasil), José Alberto Tavim (CH–ULisboa, Portugal), Ângela Benoliel Coutinho (CICS–Universidade Nova de Lisboa, Portugal) e João Teles e Cunha (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)

Organização | Centro de Estudos Judaicos da Amazônia (CEJA) e Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa)

Contacto | cies.ceja@gmail.com

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Chamada de comunicações

O III Congresso Internacional de Estudos Sefarditas (III CIES), organizado por iniciativa do CEJA (Centro de Estudos Judaicos da Amazônia) em colaboração com o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) , que será a instituição de acolhimento, terá lugar presencialmente nos dias 21, 22 e 23 de Outubro de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O evento conta ainda com o apoio do CEJ (Centro de Estudos Judaicos da Universidade de São Paulo), do NIEJ (Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro), da Ben-Gurion University of the Negev e do Tikvah – Museu Judaico de Lisboa. O III CIES tem por tema “Judeus no Mediterrâneo e suas diásporas: intersecções económicas, sociais e culturais”. Judeus no Mediterrâneo e não apenas do Mediterrâneo, visto que pretende abarcar todos aqueles que tiveram uma vivência nesta área geográfica, quer fosse através de emigração, de passagem esporádica ou de percursos de fuga. Assim, são contemplados os que viveram no espaço mediterrânico como os judeus de origem ibérica, de origem berbere, os romaniotas, os italkim, os mizrahim e os da França medieval e do Papa (neste caso os que residiam no Comtat Venaissin e em Avinhão). Mas também se incluem, por exemplo, os judeus asquenazim de passagem por Portugal em fuga durante a Segunda Guerra Mundial, e os que se estabeleceram aqui e nas Américas.

 

Fernand Braudel, falando da dispersão dos judeus ibéricos, escreve: “Se quiséssemos marcar a dispersão judaica à escala do Grande Mediterrâneo e do mundo, encontrá-los-íamos facilmente em Goa, em Áden, na Pérsia (…)"[1]. Como o historiador francês exemplifica, o Grande Mediterrâneo tem, entre outros protagonistas, os judeus que estabeleceram comunidades portuguesas e espanholas no sul da França e em Hamburgo, Amesterdão, Livorno, Esmirna, Londres e em tantas outras paragens. E como se verifica pelos estudos de Jonathan Israel [2] e de outros estudiosos contemporâneos, essa mesma dispersão oriunda do Mediterrâneo desagua no continente americano e em partes da Ásia e de África. Na realidade, os judeus dessas comunidades pertenciam a um mundo mediterrânico erradicado ou estabelecido em contextos diferentes, cujas interações devem também ser tidas em linha de conta como objeto de estudo do Congresso.

 

Teremos, por isso, em consideração, as diversas dimensões existenciais espelhadas nas suas múltiplas diásporas pelo Velho e Novo Mundo; sem esquecer as questões complexas da sua identificação e filiação, como a relação entre convertidos (ao cristianismo ou ao islão) e aqueles que sempre mantiveram uma identidade judaica.

 

David Abulafia, ao escrever “outra” história do Mediterrâneo, intitulou-a The Great Sea. A Human History of the Mediterranean [3]. Alguns dos principais protagonistas desta História humana são os judeus. Com este congresso pretendemos seguir as premissas de uma História humana total, tendo em conta a realidade porosa que é a das relações desses judeus com o mundo envolvente, nas várias dimensões da sua existência.

 

O envio de propostas de comunicação encontra-se aberto a partir de 12 de setembro de 2024, até 30 de janeiro de 2025. Estas devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: cies.ceja@gmail.com.O Congresso aceita propostas de comunicação no âmbito das Humanidades e das Ciências Humanas, ou seja, de História, História da Arte, História da Ciência, Geografia, Literatura, Linguística, Estudos de Religião, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Estudos de Género e Queer, Musicologia e Etnomusicologia, Memória e Museologia, Monografias, Cinema e Artes Plásticas. Outros temas, aqui não mencionados, se apresentados por estudiosos em tempo útil, passarão por um exame de parte da Comissão dos Coordenadores.

 

[1] Fernand Braudel, O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na Época de Filipe II, Lisboa, Publicações D. Quixote, vol. 2, 1984, p. 175.

[2] Jonathan Israel, Diasporas within a Diaspora. Jews, Crypto-Jews and the World Maritime Empires (1540-1740), Leiden, Brill, 2002.

[3] Seguimos a edição de Londres, Penguin Books, 2014.

 


 

1. Inscrição

 

a. Este é um evento académico, aceitando-se a inscrição de docentes, investigadores independentes e estudantes universitários de mestrado e doutoramento.

b. As línguas oficiais do Congresso são: português, inglês, espanhol, francês e ladino.

c. A inscrição deve conter os seguintes elementos:

  1. Nome completo da/o comunicante;
  2. Filiação institucional (ou independente, se for o caso);
  3. Contatos (e-mail; opcional: WhatsApp - para o caso de problema técnico durante o evento);
  4. Título da proposta de comunicação;
  5. Área de estudo em que se enquadra a comunicação;
  6. Resumo da comunicação (até 250 palavras em Times New Roman 12, espaço simples);
  7. Indicação do idioma em que vai apresentar a comunicação;
  8. Pequeno curriculum vitae (até 200 palavras em Times New Roman 12, espaço simples).
  9. Reiteramos que estes dados devem ser enviados para o seguinte endereço: cies.ceja@gmail.com. Sugere-se que se indique, na linha "Assunto!: III CIES mais o título da proposta, seguidos pelo nome do/a palestrante ou, sendo um painel, o nome da pessoa que o coordena.

d. A avaliação das propostas será comunicada a partir de quinze dias após o encerramento do período da sua recepção.

 

2. Apresentação da comunicação

 

a. A menos que candidatos façam um pedido específico, a apresentação oral da comunicação será feita em sessões estabelecidas de acordo com a área de estudo identificada na proposta enviada;

b. Cada comunicação será apresentada presencialmente de forma oral; não poderá exceder vinte minutos, nem se restringir a menos de quinze minutos;

c. Caso a apresentação seja feita por PowerPoint ou qualquer outra forma digital, a/o comunicante deve avisar com a devida antecedência a organização do III CIES a fim de serem providenciados os recursos necessários;

d. Só o autor do artigo deve lê-lo ao público. Nenhum representante será permitido.

 

3. Programação diária

 

a. A organização tornará público o programa do III CIES pouco tempo depois de terem sido aprovadas as comunicações;

b. As sessões do evento constam de painéis ou de apresentações individuais; findas as apresentações, haverá quinze minutos para perguntas e respostas;

c. A programação diária consta de três sessões de trabalhos, sendo uma pela manhã das 10h00 às 12.30, seguida de uma interrupção para almoço, continuando com duas sessões na parte da tarde, uma das 14h00 às 16h30 e outra das 17h00 às 19h30 (pausa: 16h30-17h00). As sessões decorrem no fuso horário de Lisboa (GMT).

 

4. Certificado

 

a. O CIES compromete-se a entregar um Certificado de Participação a quem o pedir após a realização do evento, constando o nome, título da comunicação e data da apresentação.

b. O Certificado será enviado, sob forma digital, para o e-mail indicado na ficha de inscrição.

 

 

5. Publicação

a. O CIES compromete-se a publicar os trabalhos apresentados no Congresso se houver financiamento. Nesse caso, será enviado aos autores um modelo de “Autorização para publicação” para ser lido e assinado em tempo útil.

b. Textos escritos em inglês ou espanhol, cujos autores aceitem a sua publicação, devem seguir as regras de estilo MLA e os textos escritos em português devem seguir as regras de estilo ABNT.

c. O prazo para o envio do texto será divulgado findo o Congresso.

 

 

6. Custo da Inscrição:

a. Docentes e pesquisadores universitários em atividade professional: 30 euros.

b. Estudantes universitários (Mestrado e Doutoramento), docentes e pesquisadores  independentes: 20 euros.

c. Só serão apresentadas as comunicações cujos palestrantes tiverem saldado o respectivo valor até o início do Congresso.

 

Mais Informações

O CIES – Congresso Internacional de Estudos Sefarditas é uma realização do CEJA (Centro de Estudos Judaicos da Amazônia). O Centro de Estudos Judaicos da Amazônia (CEJA) nasceu em 2018 por iniciativa do Projeto Amazônia Judaica e foi criado em 2002, na cidade de Belém/PA, pelo jornalista e chazan (cantor litúrgico) David Salgado e pelo historiador Elias Salgado. Amazônia Judaica, em duas décadas de atividades ininterruptas, é hoje o mais longevo projeto do gênero, no Brasil e no mundo. Os objetivos principais do CEJA são o estudo, a pesquisa e a difusão de conhecimento sobre a presença judaico-marroquina em várias regiões do Brasil, com concentração na região amazônica. Não se restringindo a essa temática, o CEJA visa contribuir com o estudo da etnia sefardita, entrando num campo que resolvemos denominar !Universo Sefarad".

 

O CEJA é coordenado pelo Prof. Elias Salgado (Director), pela Prof.ª Doutora Regina Igel (Coordenadora Académica) e pela doutoranda Adriana Abuhab Bialski (Coordenadora de Pesquisa). Entre as atividades do CEJA assinalamos o I e II CIES, Congresso Internacional de Estudos Sefarditas, que ocorreram em Novembro de 2021 e em Agosto de 2023, respectivamente; a publicação de trabalhos selecionados do Congresso na Coletânea dos 20 anos do CEJA; a apresentação de um painel no mais recente congresso da AMILAT (em Jerusalém), em agosto de 2022. Entre nossas atividades futuras consta o III CIES, que será realizado em conjunto com a Universidade de Lisboa. O evento terá lugar no modo presencial em Portugal, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, de 21 a 23 de Outubro de 2025.

 

Conselho de Pesquisadores:

 

Sobre o CIES

 

O CIES (Congresso Internacional de Estudos Sefarditas) foi criado pelo CEJA e teve sua primeira atividade realizada de 21 a 22 de Novembro de 2021, de forma virtual. (Ver: https://www.youtube.com/watch?v=s_uKdmU7iAA&t=35191s e https://www.youtube.com/watch?v=My9ZMCcodfY&t=20420s ). O evento contou com a apresentação de mais de 50 trabalhos de académicos, estudantes de Mestrado e Doutorado e estudiosos independentes de 12 países. E diante de tão grande sucesso, o Conselho Acadêmico do CEJA entendeu a necessidade de realizar o II CIES, no Rio de Janeiro, de 17 a 20 de agosto de 2023. Esta segunda versão do CIES teve sua realização, de forma presencial, no Museu da República, no Rio de Janeiro de 16 a 20 de Agosto de 2023 (https://www.amazoniajudaica.com.br/galeria-de-fotos-ii-cies/). Participaram mais de 50 investigadores académicos e independentes de 10 países e 12 cidades brasileiras.

 

Além da programação referente ao Congresso – apresentação de trabalhos e palestras de abertura e encerramento – na mesma oportunidade o CEJA realizou ou participou dos seguintes eventos culturais: FLIS – Feira do Livro Sefardita, FEST Sefardita – Festival do Cinema Sefardit e Festejos dos 150 Anos da Sinagoga Shel Guemilut Hassadim, a sinagoga marroquina do Rio de Janeiro; dentro das celebrações, destacamos o lançamento do livro: União Israelita Shel Guemilut Hassadim: 150 Anos de Atos de Bondade, resultante de pesquisa realizada por membros do CEJA e editado pelo selo Talu Cultural, o mesmo que publica Amazônia Judaica, Sagaz, Universo Sefarad, entre publicações de livros científicos e de ficção.