Colóquio
Sindicalismo, Trabalho, Cidadania: 90 anos após o 18 de janeiro de 1934

20-21 de Junho de 2024

Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa & Iscte-Instituto Universitário de Lisboa

Contacto | coloquio.sindicalismo.2024@gmail.com

Comissão Organizadora | Coordenador: João Freire (Iscte-IUL), Cristina Rodrigues (IHC/FCSH/UNL), João Loureiro (CIES/Iscte-IUL), José Maria Carvalho Ferreira (SOCIUS/CSG-ISEG-ULisboa), Luísa Veloso (CIES/Iscte-IUL), Maria Alexandre Lousada (FLUL/CH-ULisboa), Paulo Eduardo Guimarães (CICP-UÉ), Raquel Rego (ICS-ULisboa) e Renato Pistola (ICS-ULisboa)

Apoio Institucional | CIES-Iscte, FLUL/CH-ULisboa, CICL-UÉvora, SOCIUS/CSG-ISEG-ULisboa e IHC/FCSH-UNL

Descarregar Programa | Descarregar CFP completo | Descarregar Cartaz CFP

O Colóquio Sindicalismo, Trabalho e Cidadania: 90 anos depois do 18 de janeiro de 1934 terá lugar no  Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa nos dias 20 e 21 de junho de 2024.

Os sindicatos não foram e não são o único modelo, a única forma de representação dos interesses dos trabalhadores. É por isso pertinente refletir sobre o lugar do sindicalismo nas manifestações históricas do associativismo e da intervenção cidadã; sobre o processo de institucionalização do sindicalismo, os discursos, os repertórios de ação concorrentes e/ou complementares entre os vários tipos/modelos de associativismo; as relações com o Estado dos diferentes tipos de associações, sindicais incluídas, e do Estado com os diferentes tipos de associações (favorecendo umas em detrimento de outras) na longa duração – bem como os modelos de cidadania que em cada caso estão subjacentes.