Chamada de Comunicações
Congresso «Periodismo Republicano: Perspectivas e Representações»

Biblioteca Municipal Camões | 30 de Setembro a 1 de Outubro de 2024

Submissão de propostas até 31 de Agosto de 2024: periodismorepublicano@gmail.com

Comissão Org. | Vanessa Batista (Hemeroteca Municipal de Lisboa) e Teresa Nunes (FLUL/CH-ULisboa)

Organização | Bibliotecas de Lisboa - Hemeroteca Municipal e Centro de História da Universidade de Lisboa

Descarregar cartaz | Submissão de Propostas | Website Oficial

Apresentação

O estudo e análise da imprensa periódica nas diferentes dimensões, entenda-se, local, regional, colonial, nacional e transnacional, é basilar para compreender a contemporaneidade. O estudo do periodismo republicano, crescente no decurso do século XIX, leva-nos a questionar a importância e impacto dessas publicações, as quais almejavam a proliferação da ideia republicana. Sublinhe-se, muitas foram as perspetivas adotadas; de igual modo, assumiram-se múltiplos os agentes promotores da viragem política, económica, social, cultural, científica e mental afeta à mudança institucional através da imprensa periódica. Fosse essa na colaboração estrita, ou no impulso a títulos direcionados para o âmbito mais restrito, tanto como os fundados em grandes centros urbanos, com aspirações transversais à totalidade do espaço de soberania nacional.

Manuel de Brito Camacho constituiu-se como uma figura emblemática dessa realidade compósita. Desde cedo, conciliou a participação na imprensa republicana do baixo Alentejo com as funções de médico militar. Punido pela ligação ao Partido Republicano Português como pelas convicções antimonárquicas, era forçado estabelecer-se em Viseu, onde a colaboração com a imprensa local novamente aconteceu, através das páginas d’ O Intransigente. Tal não obstou à intervenção em periódicos de ampla circulação. Anos depois, viria a fundar e dirigir uma das principais folhas de palavra republicana na capital, mais tarde unionista, A Lucta, tão atenta às realidades regionais como inscrita nas dinâmicas transnacionais.

Pelos 90 anos da morte de Brito Camacho ou ainda pelos 130 anos do início da publicação d’ O Intransigente de Viseu, a Hemeroteca Municipal de Lisboa e o Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, convidam a comunidade académica à submissão de propostas.

Os trabalhos a apresentar devem incidir sobre a temática do periodismo republicano, com ênfase para a importância dos vários tipos de imprensa no entendimento e análise do mesmo, destacando protagonistas e aspetos relevantes para a discussão do tema.

Assim, sem prejuízo de outros eixos temáticos, pretende-se sublinhar os seguintes tópicos:

Submissão de propostas

As propostas de trabalho (até 200 palavras e três palavras-chave) deverão ser acompanhadas de um CV sintético (300 palavras) e da afiliação institucional do proponente.

Submissão de propostas até: 31 de Agosto de 2024

Comunicação da aceitação: 15 de Setembro de 2024

Datas: 30 de Setembro e 1 de Outubro de 2024

Local: Biblioteca Municipal Camões, Lisboa