Seminário CH-ULisboa História do Brasil
O governo da caridade: os homens que administravam a Misericórdia do Rio de Janeiro (1640-1780)

Karoline Marques Machado (Max-Planck-Institut für Rechtsgeschichte und Rechtstheorie / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)

23 de Maio de 2024 (16:00)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (B112.C)

Organização | José Damião Rodrigues

Grupo de investigação | Dinâmicas Imperiais

RESUMO

A Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia desempenhou um papel central nas estruturas institucionais do Império Português. Este estudo concentra-se em investigar os líderes que exerciam autoridade dentro da Irmandade, reconhecendo sua importância estrutural, mas priorizando a compreensão dos homens que detinham o poder decisório. Tornar-se membro da Misericórdia era uma distinção muito procurada, seja pela sua conexão com a Coroa ou pela influência que conferia dentro das comunidades sob domínio português.

Para além dos limites físicos da Irmandade, buscamos identificar os motivos que levaram homens notáveis a fortalecer sua posição social através do compromisso com a caridade. Este estudo se concentra nas esferas política e administrativa dos indivíduos que serviram como provedores na Misericórdia do Rio de Janeiro entre 1640 e 1780. Para entender quem eram esses indivíduos, foi necessário analisar suas interações em diversos contextos político-administrativos, moldados pela influência da Coroa portuguesa.

Exploraremos também o capital político acumulado em torno da Irmandade e suas conexões com outros setores da cidade. A participação na Misericórdia facilitava a formação de alianças, conferia privilégios e proporcionava acesso a uma ampla gama de recursos e informações através da prática da caridade. Acreditamos que seja possível entender o enraizamento da instituição através de seus líderes, destacando a importância de identificar o perfil dos homens que ocuparam o cargo de provedor na cidade do Rio de Janeiro durante a época moderna.

CV

Investigadora do Instituto Max Planck de História do Direito e Teoria do Direito (mpilhlt), vinculada ao Departamento de Regimes Históricos da Normatividade e atuando no projeto Glocalising Normativites – GloNo. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolseira da Fundação de Amparo aos Pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).