Thesis Break
III Encontro de Doutorandos do CH-ULisboa (2.ª Sessão)

7 de Março de 2024 | 14h00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.D

Organização | André Teixeira (GI Usos do Passado); Andreia Louro (GI Usos do Passado); Inês Olaia (GI Estudos de Corte e Diplomacia); e Nuno Ferreira (GI História Militar)

Descarregar cartaz

 

A frase que dá nome a este ciclo pertence à personagem interpretada por Gloria Swanson, que a diz na cena final do filme Sunset Boulevard de Billy Wilder (1950). Este filme centra-se no declínio das velhas glórias do cinema mudo, representadas pela actriz Norma Desmond (Gloria Swanson), a quem o cinema sonoro empurrou para o esquecimento. Ansiosa por regressar à ribalta, porém, Desmond escreve o guião para um filme, Salome, que ela deseja ver realizado pelo lendário Cecil B. DeMille, particularmente famoso pelas suas adaptações da História ao cinema. Filmes como The Joan, the Woman (1917), King of Kings (1927), The Sign of the Cross (1932), Cleopatra (1934), The Crusades (1935), Unconquered (1947), Samson and Delilah (1949) e The Ten Commandments (1923 e 1956) garantiram a DeMille essa fama e o filme de Wilder reconhece-o, homenageando-o com a personagem de Swanson que aspira ser dirigida no papel da princesa da Judeia pela mão do celebrado realizador. É, pois, como Salomé – filha de Herodíade e sobrinha-enteada de Herodes Ântipas, a mesma que segundo a tradição teria conseguido a execução de João Baptista – que Norma Desmond/Gloria Swanson comunica ao cineasta: «Mr. DeMille, I’m ready for my close‑up!»

Desde o seu início, o cinema fez da História tema para as suas realizações artísticas. No seguimento de uma tendência que se verificava já no século XIX, a Sétima Arte começou por recuperar quadros célebres da História da Humanidade, sobretudo da História europeia, e rapidamente se voltou para a Antiguidade, descortinando nela temas a serem usados nas novas realizações. Motivos bíblicos e da Antiguidade Clássica, sobretudo, ressurgiram pelas mãos dos mais célebres realizadores da História do Cinema. Ao longo do século XX e já no século XXI, essa tendência manteve-se, tanto no grande ecrã, como na televisão. O êxito da recepção da Antiguidade nestes media culturais confirma a sua importância histórica.

O ciclo de conferências organizadas pelo Centro de História da Universidade de Lisboa que agora apresentamos parte do reconhecimento dessa expressão artística e do valor que ela tem para a cultura popular e «educação histórica» das massas, enquanto forma de usar o passado.

Apresentamos uma série de dez conferências, que abrangerão várias produções cinematográficas, tendo como denominador comum a Antiguidade, do Egipto ao Império Romano. Como conferencistas teremos especialistas internacionais no tema da recepção da Antiguidade no Cinema: Martin M. Winkler (George Mason University) e Monica S. Cyrino (University of New Mexico); e investigadores de centros da ULisboa (Centro de História e Centro de Estudos Anglísticos): José das Candeias Sales, Abraham I. Fernández Pichel, Maria de Fátima Rosa, Nuno Simões Rodrigues, Sofia Vasconcelos Nunes, Cláudia Teixeira, Rogério Sousa e Angélica Varandas.

PROGRAMA

6 Out. 2021
Black and White Gladiators: Hollywood Reflects American Culture
Martin M. Winkler
George Mason University, Virginia


12 Out. 2021
Faraon de Jerzy Kawalerowicz (1966): o drama do poder – quando o presente e o passado se cruzam
José das Candeias Sales
Universidade Aberta / CH-ULisboa

19 Out. 2021
A mulher oriental e o poder em Io Semiramide de Primo Zegli (1963)
Maria de Fátima Rosa
Universidade de Lisboa / CH-ULisboa

26 Out. 2021
Ecos da questão israelo-palestinense em Samson and Delilah de Cecil b. DeMille (1949)
Nuno Simões Rodrigues
Universidade de Lisboa / CH e CEC-ULisboa / CECH-Univ. Coimbra

2 Nov. 2021
Orfeu revisitado. Do poeta francês, em Jean Cocteau, ao músico brasileiro, em Marcel Camus e em Carlos Diegues
Sofia Vasconcelos Nunes
CML / CH-ULisboa

9 Nov. 2021
Gods of Egypt: Mitos y mitemas egipcios en tiempos de la épica superheroica del cine de Hollywood
Abraham I. Fernández Pichel
Universidade de Lisboa / CH-ULisboa

16 Nov. 2021
Cómodo na História Augusta e em Gladiator: um imperador, duas ficções, três ideologias
Cláudia Teixeira
Universidade de Évora / CECH-Univ. Coimbra / CH-ULisboa

23 Nov. 2021
Agora de Alejandro Amenábar (2009) ou o crepúsculo do paganismo em Alexandria
Rogério Sousa
Universidade de Lisboa / CH-ULisboa

30 Nov. 2021
Da queda do Império à Guerra do Vietname: King Arthur de Antoine Fuqua (2004)
Angélica Varandas
Universidade de Lisboa / CEA-ULisboa

7 Dez. 2021
Screening Love and War in Troy: Fall of a City
Monica S. Cyrino
University of New Mexico