Conferência CH-ULisboa
Os limites do cosmopolitismo: a viagem de Pietro della Valle na Asia

Orador: Sanjay Subrahmanyam (University of California, Los Angeles)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.D

14 de Março de 2024 | 16h00-18h00

Organização | Luís Filipe Barreto (FLUL/CH-ULisboa)

Esta conferência insere-se no ciclo de aulas abertas sobre Teoria e História das Relações Europa-Ásia

Sanjay Subrahmanyam é o próximo convidado de Luís Filipe Barreto no Ciclo de Aulas Abertas sobre Teoria e História das Relações Europa-Ásia. Sanjay Subrahmanyam é responsável pela Cátedra Irving & Jean Stone de Ciências Sociais na Universidade da Califórnia, Los Angeles, bem como pela Cátedra internacional «Histoire globale de la première modernité», no Collège de France, em Paris.

O Professor Subrahmanyam doutorou-se em História Económica em 1987 na Delhi School of Economics, onde trabalhou até 1995. O largo espectro de domínios que explora, da economia à política e à cultura, é já bem visível em publicações do início da sua carreira, nomeadamente em The Political Economy of Commerce: Southern India, 1500-1650 (Cambridge University Press, 1990) e em Improvising Empire: Portuguese Trade and Settlement in the Bay of Bengal, 1500-1700 (Oxford University Press, 1990). Seguiu-se-lhes pouco depois o trabalho de síntese The Portuguese Empire in Asia, 1500-1700: A political and economic history (Longman, 1993).

Ao longo da década de 90, o Professor Subrahmanyam dedicou-se à história do império Mughal e à história comparada de impérios modernos. Daqui resultaram livros como The Career and Legend of Vasco da Gama (Cambridge University Press, 1998); e Penumbral Visions: Making Polities in Early Modern South India (University of Michigan Press, 2001). Foi neste período que cunhou o influente conceito de «História  conectada», em especial através do estudo «Connected histories : Notes towards a reconfiguration of Early Modern Eurasia», Modern Asian Studies , 31.3, 1997, p.735-762. Em 1995 passou a ser director de estudos na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris; em 2002, assumiu a Cátedra de História e Cultura indianas na Universidade de Oxford, tendo depois transitado para a University of California, Los Angeles, em 2004.

A sua bibliografia mais recente inclui Europe’s India: Words, People, Empires, 1500-1800, Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 2017; Faut-il universaliser l’Histoire? Entre dérives nationalistes et identitaires, Paris: Editions du CNRS, 2020 e Connected History: Essays and Arguments, New York/London: Verso, 2022

As publicações do Professor Subrahmanyam estão traduzidas em português, espanhol, chinês, japonês, italiano e turco.

Entre outros galardões, foi laureado em 2012 com o prémio Infosys em Letras (Humanidades), tendo também recebido o prémio Dan David, de História, em 2019 e o International Prize for History, atribuído pelo Comité International des Sciences Historiques, em 2020.