Colóquio
De Greve a Ivan, o Terrível: Sergei Eisenstein em perspectiva

6 e 7 de Março de 2024

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Anfiteatro III

Organização | Ricardo Parra (CH-ULisboa)

Organização Institucional | Centro de História da Universidade de Lisboa & Centro de Línguas e Culturas Eslavas (FLUL)

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Sergei Eisenstein (1898-1948) mantém-se, até aos dias de hoje, um dos mais importantes criadores do cinema mundial. Apesar da sua curta obra, marcada pelo acompanhamento das mudanças nos processos políticos, económicos, culturais e ideológicos na União Soviética, Eisenstein foi responsável pela conceção de obras-primas, reconhecidas internacionalmente pela sua excecionalidade, como O Couraçado Potemkine (1925) – um dos filmes mais analisados da história do cinema -, Outubro (1928) e Ivan, o Terrível (1944-1946). Para além da formulação destas obras, a sua importância para o desenvolvimento do estudo cinematográfico a nível académico, bem como a conceção teórica dos princípios da montagem, tornam-no num dos cineastas mais influentes na história do cinema.

 

No ano após a celebração dos 125 anos do nascimento do realizador soviético, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa alinha um painel de especialistas das áreas de História e de Cultura Russa, procurando a alargar o conhecimento da multiplicidade dos seus temas e memórias, encontrar novas perspetivas na sua obra e explorar a profundidade da sua marca no cinema, num contexto global.

 


 

Programa

 

“S.M. Eisenstein: como figurar a economia (de A Greve a A Linha Geral): uma questão cinematográfica e política”

Fernando Guerreiro (FLUL)

 

“O arbitrário e o absoluto”

José Lobo Antunes (Universidade Nova/FLUL)

 

“Sergei Mikhailovich Eisenstein (1898-1948) and Federico Garcia Lorca (1898-1936): What’s in a Year? Some Crossings?”

Margaret Tejerizo (University of Glasgow)

 

"Infinite Eisenstein"

Jeff Gordon Love (Northwestern University)

 

“Organização e Unidade: Revisitar A Greve (Stachka, 1925)”

Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra)

 

“Do Coletivo ao Individual: um Novo Olhar sobre a Transição nas Personagens de Eisenstein”

Ricardo Parra (CH-ULisboa)

 

"How can one become an Eisenstein?" Memoirs by Sergei Eisenstein: Textology, publication history, style”

Boris Nelepo (DocLisboa)

 


 

Biografias

 

  1. Fernando Guerreiro (FLUL)

 

Fernando Guerreiro foi professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é investigador do Centro de Estudos Comparatistas, onde coordenou o projeto RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura (2017-2020). Publicou, entre outro, Cinema El Dorado – Cinema e Modernidade (2016), Imagens Roubadas (2017) e coorganizou Morte e Espectralidade nas Artes e na Literatura (2019). Das suas áreas de investigação destacam-se: o Cinema e a modernidade; o Iluminismo e o Romantismo francês; os estudos interartes (literatura, pintura, fotografia, cinema); o melodrama; as questões de imagem e representação.

 

  1. José Lobo Antunes (Universidade NOVA/FLUL)

 

José Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 2000. Licenciou-se em Cinema, com especialização em Imagem, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. A sua curta-metragem Na minha vida (2023) foi selecionada para os festivais IndieLisboa 2023 e Entre Olhares 2023, bem como para o ciclo "A ESTC no Coração do Cinema Português", na Cinemateca Portuguesa. Atualmente, é estudante do Mestrado em Tradução, no ramo de Alemão, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em paralelo, dedica-se ao estudo do alemão no Goethe-Institut e do russo na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

  1. Margaret Tejerizo (University of Glasgow)

 

Dr. Margaret H. Tejerizo teaches in the Slavonic Studies Section of the School of Modern Languages and Cultures at the University of Glasgow. She received her Ph.D. from the Department of Slavonic Languages and Literatures at the University of Glasgow. Margaret's research interests include 19th and 20th century Russian literature and culture, comparative literature (Russian/Hispanic), Romanian language and literature, gender studies, Russian women's studies and literature. She is currently working on the theatre of Chekhov in Spain: translation, reception and performance. She is also currently preparing a monograph entitled The Theatre of A. P. Chekhov in Spain: “Cries and Whispers”. Future research will concentrate on the works of Chekhov more widely in the Hispanic World, including Portugal and Brazil. 

 

  1. Jeff Gordon Love (Northwestern University)

 

Jeff Love is a Research Scholar at Northwestern University’s Initiative for the Study of Russian Philosophy and Religious Thought. His books include: Revolutionary Bio-politics from Fedorov to Mao (with Michael Meng) (Palgrave Macmillan, 2023); The Black Circle: A Life of Alexandre Kojève (Columbia University Press, 2018); Tolstoy: A Guide for the Perplexed (Continuum, 2008); The Overcoming of History in War and Peace (Brill, 2004); and translations of Alexandre Kojève’s Atheism (Columbia University Press, 2018), F.W.J. Schelling’s Philosophical Investigations (State University of New York Press, 2006), and António Lobo Antunes’s Until Stones Become Lighter Than Water (Yale University Press, 2019).

 

  1. Sérgio Dias Branco (Universidade de Coimbra)

 

Sérgio Dias Branco é Professor Associado de Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra, onde dirige o Mestrado em Estudos Artísticos e coordena o LIPA - Laboratório de Investigação e Práticas Artísticas. É investigador do CEIS20 - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra nas áreas científicas dos estudos fílmicos, religiosos, televisivos, e da classe trabalhadora. Foi Presidente da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento entre 2018 e 2020 e membro da sua direção entre 2014 e 2020. Coedita a revista Conversations: The Journal of Cavellian Studies. É autor de O Trabalho das Imagens: Estudos sobre Cinema e Marxismo (2020) e prepara um novo livro com o título Cinema e Dialéctica: Uma Gramática Profunda.

 

  1. Ricardo Parra (CH-Ulisboa)

 

Ricardo Parra é, atualmente, investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa, bolseiro de Doutoramento da FCT, na área de História Contemporânea, onde estuda a perspetiva soviética sobre a política portuguesa durante o período da Guerra Colonial, os últimos anos do Estado Novo e o processo de transição democrática depois da revolução de Abril.

Originalmente licenciado em cinema na Solent Southampton University, mantém um currículo também ele associado às áreas da história do cinema e dos estudos fílmicos, tendo já colaborado com o Centro de História da Faculdade de Letras em alguns projetos relacionados com a temática, tendo entre eles o mais recente, o Curso Livre intitulado: “As Origens e os Caminhos do Cinema Europeu.”

É, juntamente com a Professora Jayanti Dutta, do Centro de Estudos Eslavos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um dos organizadores do colóquio.

 

  1. Boris Nelepo (Doclisboa)

 

Boris Nelepo is a critic and film programmer. He curated the retrospectives of Želimir Žilnik, Peter von Bagh, John M. Stahl, Jacques Rivette, Marlen Khutsiev, Bela Tarr, Pierre Léon, Boris Frumin, Věra Chytilová, Raquel Chalfi, Karpo Godina, Ivan Cardoso, António Reis & Margarida Cordeiro, Ulrike Ottinger, and Anastasia Lapsui & Markku Lehmuskallio among others. Boris has written for a number of Russian and international publications including Trafic (France), MUBI (USA), Cinema Scope (Canada), Séance (Russia), Cahiers du cinéma (France). He served on the official jury of Locarno film festival, Mar del Plata International Film Festival, Cinéma du Réel and FICUNAM. He worked as the Russian film consultant for the Locarno Film Festival (2012-2018) and was an artistic director of International Festival of Film Debuts "Spirit of Fire" in Khanty-Mansiysk, Russia (2017-2022). Since 2021 he is a member of the selection committee of Doclisboa. 

 

  1. Pedro Mexia 

 

Pedro Mexia nasceu em 1972, em Lisboa. É crítico literário e cronista do Expresso, e coautor do Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer (SIC-N). Exerce funções de consultor cultural do Presidente da República. Publicou cinco volumes de diários, oito livros de poemas, antologiados em Poemas Escolhidos (2018), e oito coletâneas de crónicas, a penúltima das quais, Lá Fora (2018), venceu o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores. É codiretor da Granta em língua portuguesa e coordena a coleção de poesia da Tinta-da-china.

 

9. Mariana Liz (FLUL)

 

Mariana Liz é Professora Auxiliar de Estudos Fílmicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e investigadora no Centro de Estudos Comparatistas da mesma instituição. É doutorada pelo King's College London e lecionou no King's, Queen Mary e na Universidade de Leeds, no Reino Unido. Entre 2016 e 2021 foi Bolseira de Investigação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). É autora de Euro-Visions (2016), editora de Portugal's Global Cinema (2018) e coeditora de Women's Cinema in Contemporary Portugal (2020), entre outras publicações. É vice-presidente da secção de Estudos Fílmicos da ECREA. Atualmente leciona o curso livre “O 25 de Abril Através do Cinema”, que tem como objetivo dotar professores, formadores e outros profissionais da educação e/ou do cinema, das ferramentas necessárias para o ensino e discussão de filmes relacionados com o Estado Novo, o passado colonial de Portugal e a Revolução de 1974.