Eurasia Crossings #4
A escravatura japonesa, chinesa e coreana no império português

22 February 2024 | 6.30 PM (GMT) | FLUL | Auditorium IV

Eurasia Crossings: Dynamics of Cross-Cultural Encounters between East and West

ユーラシア横断: 東洋と西洋の異文化的出会いのダイナミクス | Asian Studies Lecture Series | Lecture #4

Organising Committee | António Hawthorne Barrento (University of Lisbon), Elisabetta Colla (University of Lisbon), Kang Youn-Ok (Myongji University), Luís Filipe Barreto (University of Lisbon), Pedro Lage Correia (University of Lisbon) & Sato Yoji (Waseda University)

Institutional Support | School of Arts and Humanities of the University of Lisbon, Centre for History of the University of Lisbon, Eurasian Foundation (from Asia) & Asian Studies League

Download poster | Eurasia Crossings

 

Numa época marcada pelas expansões imperiais europeias, o Império Português na Ásia não escapou às complexidades da escravatura. Ao explorar o caso japonês, deparamo-nos com uma narrativa peculiar que destaca as subtilezas dessa prática num contexto cultural distinto. O estabelecimento português no Japão, iniciado no século XVI, teve um impacto significativo na sociedade local. O comércio entre Portugal e o Japão trouxe consigo não apenas bens, mas também ideias e indivíduos. Em vez de seguir um modelo baseado na captura e no comércio transatlântico, a escravatura japonesa, coreana e chinesa e a sua diáspora no império português e espanhol experimentaram uma forma mais complexa, passando por diversas fases antes de praticamente desaparecer na primeira metade do século XVII. Ao considerar a escravatura no contexto japonês, coreano e chinês do Império Português, é crucial examinar como as interações culturais moldaram essa dinâmica.

 

Lúcio de Sousa é Professor Associado na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Japão). Obteve o seu doutoramento em Estudos Asiáticos na Universidade do Porto (Porto, Portugal). Trabalhou como investigador pós-doutorado no Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália) e investigador no Instituto Historiográfico da Universidade de Tóquio, Departamento de Materiais Estrangeiros. Foi distinguido com o primeiro prémio de melhor livro na área da História atribuído pela Fundação Macau, pela Social Science in China Press e pela Associação de Ciências Sociais de Guangdong (2013), bem como o Prémio da Academia Portuguesa de História e da Fundação Calouste Gulbenkian (2019). Mais recentemente, o seu estudo sobre a escravatura asiática foi publicado pela Harvard Journal of Asiatic Studies. A sua pesquisa principal concentra-se no tráfico de escravos e na diáspora judaica na Ásia durante a época moderna.

 

Para uma compilação abrangente da produção académica de Lúcio de Sousa, consulte: https://researchmap.jp/tufs.academia.edu/books_etc

Para aceder gratuitamente a alguns dos seus trabalhos, consulte: https://tufs.academia.edu/L%C3%BAciodeSousa