Seminário CH-ULisboa História de África
Escravos senhores de escravos: histórias sobre «subversão hierárquica» em África e na América

Robson Pedrosa Costa (CH-ULisboa)

28 de Fevereiro de 2024 | 17h00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.B

Organização | Carlos Almeida, Eugénia Rodrigues e José da Silva Horta

Assistência por Videoconferência | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92046172290?pwd=L3hEejhMNCtPdWlIRkJLWjh1WjRoQT09

ID: 920 4617 2290 | Senha: 255766

O objetivo desta conferência é discutir sobre uma categoria social ainda pouco estudada pela historiografia: os escravos senhores de escravos. Em África, várias fontes revelam a surpresa, a admiração, o constrangimento e às vezes a indignação por parte de viajantes e autoridades locais que deixaram ricos registros sobre estes escravizados. Alguns destes cativos eram descritos como poderosos, outros como trapaceiros e até mesmo alienados, por reproduzirem o mundo de seus próprios senhores. Este intrigante debate será o centro desta conferência, levando ao público uma visão geral sobre estes cativos que viveram em diferentes partes de África, em tempos e realidades distintas.

Nota biográfica: Robson Pedrosa Costa é Investigador Integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa, com uma bolsa de pós-doutoramento do programa Marie Sklodowska-Curie Actions, no âmbito do projeto “Slaves of Religion: Paternalism and Resistance, Brazil” (HORIZON-MSCA Postdoctoral Fellowships 2021, GA nº 101065425). É, igualmente, professor do Instituto Federal de Pernambuco, encontrando-se afastado com licença.