Tubos de Ensaio (2.ª Edição) #3
O comércio de Portugal com os outros reinos ibéricos na Baixa Idade Média (1385-1495)

Org. Ricardo Santana (CH-ULisboa)

21 de Fevereiro de 2023 | 18 horas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.D & Online

Comissão Organizadora | Armando Norte, Carlos Almeida, Filipa Roldão, Inês Lourinho e Rui M. Rocha

Grupo de investigação | Culturas e Sociedades de Encontro

ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93302892359

Descarregar cartaz | Informações sobre o ciclo

A presente comunicação tem o objetivo de apresentar o projeto de investigação final de Doutoramento, na especialidade de História Medieval. Esta investigação, por sua vez, pretende abordar os contactos comerciais existentes entre Portugal, Castela, Aragão, Navarra e Granada entre 1385 e 1495, abrangendo os reinados de D. João I, D. Duarte I, D. Afonso V e D. João II de Portugal, e de que modo estas comunicações internacionais contribuíram para o desenvolvimento da economia e legislação tardo-medieval portuguesa. Entre os tópicos a apresentar nesta análise de debate, estará incluída uma descrição detalhada dos objetivos e abordagens de estudo, da Metodologia do Trabalho Científico utilizada, assim como, das fontes recolhidas e dos dados/resultados alcançados até ao momento e ainda a possibilidade de estudos subsequentes à atual investigação.

Sobre o ciclo

O Grupo de Investigação Culturas e Sociedade de Encontro do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) está a organizar a 2ª edição do Ciclo Tubos de Ensaio: História em Laboratório, que pretende constituir-se como espaços de debate público de problemáticas de investigação histórica, de estímulo ao desenvolvimento de projetos de investigação, e de divulgação da investigação a decorrer no CH-ULisboa.