Colóquio

Organização | José Damião Rodrigues

Grupo de investigação | Dinâmicas Imperiais

Participantes

Projecto: Estudo crítico da correspondência particular de D. José Tomás de Meneses (1808-1815)

Fabiano Vilaça dos Santos (UERJ), Família, redes e administração colonial no copiador de cartas de D. José Tomás de Meneses (1808-1815)

Projecto: Vilas indígenas na Amazônia Pombalina em perspectiva conectada

Soraia Sales Dornelles (UFMA), Vilas indígenas na Amazônia pombalina em perspectiva conectada (1757-1822)

Vânia Maria Losada Moreira (UnB/UFRRJ), Vilas indígenas pombalinas nos Estados do Brasil e Grão-Pará e Maranhão: políticas indígenas e indigenistas em perspectiva conectada

Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz (UFMA), As dioceses da Amazônia e a assimilação dos indígenas (sécs. XVII e XVIII)

Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo (UPE), Expansão das fronteiras na capitania de Pernambuco: vilas indígenas pombalinas

Fabiano Vilaça dos Santos é Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2008). É Professor Associado de História Moderna e Contemporânea da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Coordenador do Doutorado (2021-2023) do Programa de Pós-graduação em História da mesma instituição. Pesquisador líder do Núcleo de Estudos de História Moderna (NEHMO/UERJ/CNPq), é também investigador colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH/UL). Representante da UERJ na Seção Brasileira da Comissão Luso-Brasileira para Salvaguarda e Divulgação do Patrimônio Documental (COLUSO).

Soraia Sales Dornelles é Professora Adjunta II do Departamento de História na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS-UFMA), área de concentração "História e conexões atlânticas: culturas e poderes", atuando na linha Poderes, Políticas e Sociabilidades. Líder do grupo de pesquisa CNPq "Indígenas na História do Maranhão (IHMA)".

Vânia Maria Losada Moreira é atualmente Professora Visitante  no Programa de Pós-Graduação em História de Universidade de Brasília (UnB)e Professora Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É pesquisadora do CNPq- Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e bolsista CNE- Cientista do Nosso Estado/FAPERJ, atuando no campo das histórias dos indígenas e do indigenismo no Brasil.

Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz é Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) (2011). É Professora Associada III na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bolsista de Produtividade do CNPq. Leciona na Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros e é professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em História - PPGHIS-UFMA. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra (2019-2020).

Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo é Professora Adjunta na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE). É membro do GT "Povos Indígenas na História", vinculado à ANPUH Brasil, sendo responsável pelo site e pelo canal do GT.  Preside a atual gestão da ANPUH-PE, biénio 2022-2024. É professora permanente do ProfHistória e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Social (PPGSDS), ambos da Universidade de Pernambuco.