Tubos de Ensaio (2.ª Edição) #2
Mãe Árvore - Paradigma de Mitos e Contos

Org. Isabel da Costa Santos | 24 de Janeiro de 2024 | FLUL | Sala B112.D | 18:00

24 de Janeiro de 2024 | 18 horas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.D & Online

Comissão Organizadora | Armando Norte, Carlos Almeida, Filipa Roldão, Inês Lourinho e Rui M. Rocha

Grupo de investigação | Culturas e Sociedades de Encontro

ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93302892359

Descarregar cartaz | Informações sobre o ciclo

Resumo

A apresentação tem por base a análise do conto infantil "Pinóquio" centrando-nos na transformação do boneco de madeira e ligando-o ao mito de Adónis e de Kalevala. Para além da exposição, entraremos em debate sobre a humanização da natureza e a utilização e tratamento do conto infantil no cinema.

Sobre o ciclo

O Grupo de Investigação Culturas e Sociedade de Encontro do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) está a organizar a 2ª edição do Ciclo Tubos de Ensaio: História em Laboratório, que pretende constituir-se como espaços de debate público de problemáticas de investigação histórica, de estímulo ao desenvolvimento de projetos de investigação, e de divulgação da investigação a decorrer no CH-ULisboa.