Aula Aberta
As Mulheres da UPA/FNLA na Luta de Libertação Nacional e a sua experiência nos campos prisionais: problemas, fontes e métodos para o seu estudo (1961-1974)

Nsambu Vicente (Instituto Superior Politécnico Atlântida, Luanda)

14 de Dezembro de 2023 | 16h00-18h00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala C138.B

Organização | José da Silva Horta

Aula Aberta do Seminário História de África: Problemas, Fontes e Métodos, Especialidade de História de África do Mestrado e do Doutoramento em História

Angola viveu um período longo da presença colonial portuguesa que causou a perda do direito à propriedade de terras aos nativos, sobretudo nas áreas de maior cultivo do café. Por causa disso, no  início da década de sessenta, homens e mulheres decidiram sublevar-se contra o regime colonial. Nesse combate, as mulheres desempenharam um papel crucial para a continuidade da luta de libertação, fundamentalmente no Distrito do Kwanza Norte. Portanto, a participação ativa dessas mulheres  fez com que as autoridades coloniais reagissem e deliberaram transferir  as  mulheres e filhos de diferentes postos administrativos e Concelhos do Distrito  para os campos prisionais de São Nicolau, em Moçâmedes, e para aldeias no Distrito do Zaire, na chamada “Operação Robusta”, por serem maioritariamente  militantes da UPA/FNLA. Nesta Conferência pretendemos discutir a experiência dessas mulheres, mostrando os problemas, as fontes e os métodos que concorrem para o seu estudo. É um contributo para a História Contemporânea de Angola.

Nsambu Vicente: Doutorando em História Contemporânea na Universidade Évora. Licenciado em História pela Universidade Agostinho Neto (UAN-FCS); Mestre em  Ciências da Educação, na especialidade de Ensino de História de Angola, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda (ISCED-Luanda). Atualmente, é Professor no Instituto Superior Politécnico Atlântida, Luanda/Angola. Tem como linhas de investigação sobre a toponímia na vertente de Memória e luta de libertação nacional de Angola, com realce para a participação das mulheres. É autor dos livros: Toponímia de Luanda: Os casos da Ingombota e Mayanga, Formação dos Bairros Bagdad e Iraque em Luanda: Estudo Toponímico.  Tem publicados artigos em revistas científicas e livros de actas. Participou ainda em diversos eventos científicos nacionais e interncionais.