Seminário de História de África
Homem preto, formado em Coimbra e missionário no Congo. A história de André do Couto Godinho (c.a. 1720 - c.a 1790)

Lucilene Reginaldo (UNICAMP)

20 de Dezembro de 2023 | 17h00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.C

Organização | Carlos Almeida, Eugénia Rodrigues, José da Silva Horta e Philipp Hofmann

Assistência por Videoconferência | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99178028386?pwd=d1hXMWo4N0lEOW1PdEJWVFpLbUw3dz09

ID: 991 7802 8386 | Senha: 516126

Sumário: A palestra apresenta a história de André Couto do Godinho, nascido escravo em um pequeno arraial das Minas do Brasil, por volta de 1720, licenciado em Cânones na Universidade de Coimbra em 1759 e missionário no Reino do Congo, de 1779 até os últimos dias de sua vida. Ao salientar a importância da atenção aos detalhes da trajetória individual, a historiadora argumenta que a história de Godinho não só adquire sentido, mas também sugere novas perspectivas de análise dos contextos abrangentes e, por conseguinte, de outros destinos marcados pelas hierarquias fundadas na origem escrava e na cor da pele estabelecidas no século XVIII.

Nota biográfica: Lucilene Reginaldo é professora de História da África no Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem Graduação e Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em História Social pela UNICAMP. É autora de Os Rosários dos Angolas: irmandades de africanos e crioulos na Bahia Setecentista (2011).