Aula aberta
“Naciones moribundas": relatos de decadencia nacional en España y Portugal del siglo XIX

Natxo Viana Ruiz de Aguirre (Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala C.109.A (sala Fernão Lopes)

28 de Novembro de 2023 | 18h00

Organização | Sérgio Campos Matos

Grupo de Investigação | Usos do Passado

Ao longo do século XIX, o paradigma de Espanha e Portugal como nações imersas num processo secular de declínio dominou a historiografia destes países. Durante este século, numerosos historiadores e intelectuais de ambos os países dedicaram abundante produção bibliográfica ao estudo das causas do declínio. O objectivo deste seminário é comparar os argumentos que formaram tais discursos e questionar os paralelismos entre as narrativas sobre a decadência peninsular.