Seminário de História de África
Os Jesuítas e a Inquisição em Angola (c. 1681-1760)

Philipp Hofmann (CH-ULisboa)

5 de Dezembro de 2023 | 17h00

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.B

Organização | Carlos Almeida, Eugénia Rodrigues, José da Silva Horta e Philipp Hofmann

Assistência por Videoconferência | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95009596064?pwd=WjVMWTRpeHB1RFpCdytPZHhTRU82Zz09

ID: 950 0959 6064 | Senha: 481040

Sumário

Esta apresentação visa analisar a atividade inquisitorial da Companhia de Jesus em Angola entre a reabertura dos tribunais inquisitoriais portugueses em 1681 e a expulsão da Ordem da colónia, em 1760. Os jesuítas apoiaram a atuação do Santo Ofício na África centro-ocidental desde finais do século XVI. No entanto, apesar da longa história de atividade inquisitorial nesta região, pesquisadores têm quase completamente negligenciado o papel do Santo Ofício e a sua colaboração com a Companhia de Jesus nesta parte do continente africano. A analise da documentação inquisitorial produzida pelos jesuítas em Angola permite explorar a interação de diferentes camadas da sociedade da colónia de Angola com os jesuítas e o Santo Ofício. Esta conferência mostra que a investigação da relação entre os jesuítas e a Inquisição de Lisboa na África centro-ocidental é fundamental para melhor entender a atividade e a colaboração global entre ambas as instituições.

Biografia

Philipp Hofmann é investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa e doutorando em História, na especialidade de História de África. Mestre em História Medieval e Moderna (2018) e licenciado em História (2016) pela Universidade de Leipzig. Na sua tese de doutoramento, investiga o papel da Igreja Católica e dos seus representantes na Angola setecentista. Recentemente, publicou um artigo intitulado “Christian Missionaries, Slavery, and the Slave Trade: The Third Order of Saint Francis in Eighteenth-Century Angola” na revista African Economic History.