Guerra no Feminino #4
TCOR Fernando da Rocha Ribeiro sobre «As enfermeiras paraquedistas»

20 de Novembro de 2023 | 18h00-19h30

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.C

Coordenação | Augusto Salgado e Miguel Pack Martins

Grupo de investigação | História Militar

Videoconferência | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92334573794 | ID da reunião: 923 3457 3794

Descarregar cartaz | Informações Gerais sobre o Ciclo

Resumo da apresentação

No período de 1961 a 1975, as enfermeiras paraquedistas da Força Aérea constituíram uma verdadeira novidade em termos sociológicos, de assistência sanitária e apoio a missões militares, prestado na linha da frente, das forças militares portuguesas na Guerra Colonial. De facto, partindo de uma ideia altruísta e vencendo algumas barreiras preconceituosas e políticas da época, a que se juntou uma verdadeira e emergente necessidade de apoio de enfermagem associada a campanhas militares, as enfermeiras paraquedistas tornaram-se uma referência de humanização e de cuidados sanitários. As enfermeiras paraquedistas desempenharam, essencialmente, a sua missão nos três principais teatros de guerra, Angola, Guiné e Moçambique, surgindo o seu envolvimento em outras situações pontuais, para além da presença em hospitais militares e no movimento de doentes militares/civis entre as antigas províncias ultramarinas e o território do continente português. Com uma intensa atividade sanitária e assistencial, em “áreas quentes” ou de retaguarda, o desempenho meritório das enfermeiras paraquedistas foi reconhecida por todos os intervenientes – militares, familiares, comunidade. Pela importância da obra desenvolvida pelas antigas enfermeiras paraquedistas, “fruto do espírito de patriotismo, de audácia, de inovação e de devoção humana (…) são merecedoras de respeito e de gratidão (…) e dignas de público reconhecimento.”

Fernando da Rocha Ribeiro nasceu em Fânzeres, Gondomar, em 1962. É Tenente-Coronel da Força Aérea, na situação de reforma, tendo desempenhado funções na área de pessoal nomeadamente, administração de recursos humanos, estado-maior pessoal, formação/instrução e justiça e disciplina. Com um mestrado em História Militar e um doutoramento em História, área de especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), está ligado como investigador ao Grupo de História Militar do Centro de História da FLUL. Os seus trabalhos de investigação em História Militar incidem, principalmente, sobre a atividade aeronáutica militar portuguesa e relacionados com conflitos mundiais.