Seminário CH-ULisboa
Ignacia Cruzat e a triste história de uma rica herdeira. História de género e dos impérios através de um estudo de caso

Alberto Baena Zapatero (Universidad de Salamanca)

7 de Novembro de 2023 | 14 horas

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala B112.D

Comentário | Isabel Drumond Braga (FLUL/CH-ULisboa)

Organização | Ângela Domingues (FLUL/CH-ULisboa)

Resumo: O estudo micro-histórico sobre o casamento de Ignacia Cruzat y Góngora com Domingo Ruiz de Tagle e o confronto entre o vice-rei de Albuquerque e o arcebispo Juan Ortega y Montañés tem como objetivo abordar temas que a historiografia do México Colonial tratou de maneira mais ampla. O nosso objetivo foi ir da análise de um caso específico para considerações mais gerais, levantando, assim, questões sobre a cultura e a sociedade novohispanas (mexicanas) do início do século XVIII. Por um lado, analisamos os conflitos de jurisdição entre as instituições religiosas e civis do vice-reinado do México, associados às redes de patronato e às facções de comerciantes. Por outro lado, propomos uma análise de género sobre as circunstâncias e estratégias adotadas por mulheres de diferentes grupos sociais envolvidas no conflito.

Breve CV: Alberto Baena Zapatero é Professor Titular da área de América do Departamento de Historia Medieval, Moderna y Contemporánea da Universidad de Salamanca e encontra-se a fazer um pós-doutoramento no Centro de História da Universidade de Lisboa. É doutor em Historia pela Universidad Autónoma de Madrid em 2009. A tese “Mujeres novohispanas e identidad criolla (s. XVI y XVII)” foi distinguida com o Premio de investigación María Isidra de Guzmán. Atualmente, faz parte do Instituto de Iberoamérica e do Centro de Estudios en Género da USAL; e integra a equipa de vários projetos financiados pelo Ministerio de Ciencia e Innovación. É membro dos Grupos de Investigación Reconocidos (GIR) da Universidad de Salamanca: BRASILHIS: Historia de Brasil y el mundo histórico en perspectiva comparada e ESALAB – Expert Systems and Applications Laboratory. De entre os temas em que se especializou, destacam-se: o papel das mulheres na sociedade colonial mexicana e os intercâmbios culturais e económicos produzidos a partir da primeira mundialização ibérica e a sua influência na arte e nas identidades americanas.  É autor de 5 livros, 14 artigos e 17 capítulos de livros.

Atividade conjunta dos Grupos de investigação Dinâmicas Imperiais e Estudos de Corte e Diplomacia do Centro de História da Universidade de Lisboa