Colóquio Internacional
Viagens científicas, agentes intermediários e comércio atlântico, séculos XVII-XIX

9-11 de Janeiro de 2024

Anfiteatro IV (9) e Sala B112.C (10-11)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Presencial e Online

Comissão Organizadora: Ângela Domingues - CH-ULisboa; Gabriela Berthou de Almeida - UESPI; Mairton Celestino da Silva - UFPI; Sergio Hernández Suárez - ULPGC/CH-ULisboa.

Instituições Organizadoras: Centro de História da Universidade de Lisboa; Universidade Federal do Piauí; Universidade Estadual do Piauí; Universidad de Las Palmas de Gran Canaria

Contacto | centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt

Link de acesso ao formulário de inscrição (até 8 de Janeiro de 2024): https://eventos.letras.ulisboa.pt/evento/coloquio-internacional-viagens-cientificas-agentes-intermediarios-e-comercio-atlantico-seculos-xvii-xix

Videoconferência | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92008056830?pwd=UzBXZC9YSjg5SmU5dlhrRU4yckw1QT09 | ID: 920 0805 6830 | Senha de acesso: Viagem

Programa Final

O Colóquio Internacional Viagens científicas, agentes intermediários e comércio atlântico, séculos XVIII-XIX tem por objetivo envolver investigadores que discutam as experiências de sistematização da natureza nas Américas, em contacto, sobretudo, com narrativas de viajantes e naturalistas, por meio de memórias e relatos sobre as paisagens, o mundo natural, os agentes intermediários, as sociedades de encontro, as cosmogonias indígenas, as dinâmicas imperiais, com suas redes comerciais, do Atlântico aos sertões e, por fim, os espaços de fronteiras que ajudaram a formatar as configurações territoriais das Américas.

Desse modo, ao vincular-se institucionalmente ao Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) e ao Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB), os organizadores deste colóquio internacional buscam alcançar duas metas primordiais, a saber: a primeira será a de proporcionar a partilha de novas e promissoras investigações sobre os temas acima elencados; a segunda tem por princípio norteador promover a colaboração entre investigadores e suas respectivas instituições, do Brasil, Espanha e de Portugal, com vista a discutir a História do Brasil, a relevâncias das comunidades indígenas e quilombolas e a presença portuguesa e espanhola no mundo ibero-americano.

Comissão Científica: Ana Cristina Roque - CH-ULisboa; Alcebiades Costa Filho - UESPI; Agostinho Junior Holanda Coe - UFPI; Allan Kardec Gomes Pacheco Filho - UEMA; Candido da Silva Ribeiro - UNEB; Carlos Almeida - CH-ULisboa; Cristiana Costa da Rocha - UESPI; Eugénia Rodrigues - CH-ULisboa; Helidacy Maria Muniz Corrêa - UEMA; José Damião Rodrigues - CH-ULisboa; João Paulo Peixoto Costa - IFPI; Lorelai Brilhante Kury - COC/FIOCRUZ; Maria da Graça A. M. Ventura - CH-ULisboa; Maria Manuel Torrão - CH-ULisboa; Marinelma Costa Meireles - IFMA; Miguel-Ángel Puig Samper - CSIC; Nelson Sanjad – MPEG-Belém; Patrícia Alves Melo - UFAM; Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz - UFMA; Rafael Ricarte da Silva - UFPI; Soraia Sales Dornelles - UFMA; Tatiana Gonçalves de Oliveira - UESPI; Vanice Siqueira de Melo - UFOPA; Wania Alexandrino Viena - UFOPA.

Secretariado: Filipe Marques Fernandes - CH-ULisboa

Submissões de Propostas

Sem certificado de participação

A submissão de propostas para comunicação orais (máx. 20 minutos), na modalidade de apresentação presencial ou remota, deverá ser feita entre 1 de Novembro a 5 de Dezembro de 2023 para o email do colóquio (cabeçalho da página). Os autores serão notificados por email até 10 de Dezembro de 2023.

As propostas deverão incluir os seguintes dados:

1. Nome(s) do(s) autor(es)
  2. Instituição
  3. Título do trabalho
  4. E-mail(s)
  5. Endereço completo
  6. Modalidade de apresentação (Presencial ou Online)
  7. Resumo (até 500 palavras) + 3 palavras-chave

Com certificado de participação (25€)

A submissão de propostas para comunicação orais (máx. 20 minutos), na modalidade de apresentação presencial ou remota, deverá ser feitaa entre 1 de Novembro a 5 de Dezembro de 2023. Os autores serão notificados por email até 10 de Dezembro de 2023. Submissões através do portal de Eventos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Link disponível brevemente aqui.