Lançamento de Livro e Mesa-Redonda
Companhia de Jesus. O breve regresso no reinado de D. Miguel (2023), Francisca Branco Veiga

12 de Outubro de 2023 | 17h30-20h00

Fundação Marquês de Pombal

Descarregar cartaz | Livro

Hoje, dia 12 de Outubro de 2023, o novo livro da investigadora do CH-ULisboa Francisca Branco Veiga, intitulado «Companhia de Jesus. O breve regresso no reinado de D. Miguel» (2023), será apresentado na Fundação Marquês de Pombal (Palácio dos Aciprestes, Linda-a-Velha), entre as 17h30 e as 20h00.

A apresentação da obra estará a cargo do Doutor Daniel Estudante Protásio (CH-ULisboa), e na Mesa Redonda contaremos com os seguintes oradores, o Professor Doutor Henrique Leitão, o Professor Doutor Rui Lomelino de Freitas, e o Professor Doutor José Subtil.

Sobre o livro:

A revolução de 1820 previa uma viragem na política portuguesa, mas o liberalismo constitucional foi interrompido pelo absolutismo miguelista em 1828. Na defesa da união entre a monarquia absoluta e a instituição eclesiástica, e tendo como retaguarda a bandeira da Santa Aliança, D. Miguel chama os jesuítas como «bons formadores» e «educadores das mentes e das consciências» da juventude, baseados nos ideais que a tradicional monarquia ambicionava, isto é, uma sociedade legitimadora do statu quo, com princípios sociopolíticos estáticos e que não contrariasse os princípios da fé que a Igreja Católica Romana estatuíra.

Com base num percurso histórico evolutivo e na relação de pura reciprocidade entre o rei D. Miguel e os jesuítas, este livro procura responder a quatro questões chave: Quais as razões que estiveram na origem do regresso da Companhia de Jesus a Portugal? Que propósitos e objetivos servia este regresso? Que impactos teve a reinstalação dos missionários jesuítas? Que razões determinaram a segunda expulsão?

Sobre a autora:

Francisca Branco Veiga é Doutora em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o tema “A Restauração da Companhia de Jesus em Portugal, 1828 – 1834. O breve regresso no reinado de D. Miguel” e Mestre pela Universidade Católica Portuguesa, em Património Cultural de Matriz Cristã, com especialização na área de Museologia, subordinado ao tema “Noviciado Da Cotovia – O Passado Dos Museus Da Politécnica, 1619-1759”.

A autora foi distinguida com uma Menção Honrosa no Prémio de Investigação Internacional “Pina Manique – Do Iluminismo à Revolução Liberal” de 2020, com o trabalho “A Restauração da Companhia de Jesus em Portugal 1828-1834. O breve regresso no reinado de D. Miguel”, sua Tese de Doutoramento. Os seus interesses de investigação estão centrados na história política e religiosa da época Moderna e Contemporânea, em Portugal.

Mais informações: https://www.fmarquesdepombal.pt/agenda/mesa-redonda