Apresentação de Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência (CH-ULisboa, 2022), de Magdalena Bialoborska Chambel

11 de Outubro de 2023

Casa da Cultura, São Tomé e Príncipe

Organização | On Time Entertainment, Direção Geral da Cultura de São Tomé e Príncipe, Centro de História da Universidade de Lisboa, Manga-Manga

Livro em acesso aberto | Sobre a obra

Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência. Novo livro do Centro de História da Universidade de Lisboa traça o universo musical de São Tomé e Príncipe dos últimos 100 anos

Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência, um livro dedicado à música criada e interpretada em São Tomé e Príncipe, será apresentado no próximo dia 11 de outubro de 2023, na Casa da Cultura na cidade de São Tomé. A sessão conta com a apresentação do escritor Albertino Bragança e com a moderação musicada de Juvenal Rodrigues e Guilherme Carvalho.

A autora, Magdalena B. Chambel, antropóloga, doutorada em Estudos Africanos e formada em música pelo Conservatório Nacional, investigou durante vários anos a realidade e a história musical de São Tomé e Príncipe. Entrevistou pessoas e recorreu a arquivos, nas ilhas e em Portugal, e a registos áudio, muitos deles inexplorados até então. A partir do vasto número de fontes recolhidas, analisou os vários grupos socioculturais do arquipélago – os ilhéus, os trabalhadores contratados e os colonizadores portugueses – e respetivos géneros musicais, como, por exemplo, socopé, quiná, dêxa, puíta, tchabeta, funaná, bulauê, música dos agrupamentos e dos conjuntos ou mesmo música clássica. A autora traçou a história do universo musical do arquipélago desde o final do século XIX até aos anos 90 do século XX.

Dêxa puíta sócó(m)pé. Música em São Tomé e Príncipe: do colonialismo à independência demonstra que a música reflete as mudanças – sociais, económicas, políticas –, mas que também contribui para que essas mudanças aconteçam. Ao mesmo tempo, apresenta a surpreendente riqueza do universo musical existente neste arquipélago equatorial.

Organização: On Time Entertainment

Parceiros da organização: Direção Geral da Cultura de São Tomé e Príncipe, Centro de História da Universidade de Lisboa, Manga-Manga

Para mais informações, contactar enerlid@ontime.st ou magdalena.chambel@cnrs.fr