Curso Livre
A Origem e os Caminhos do Cinema Europeu
Outubro-Dezembro de 2023
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Sala a anunciar aos alunos inscritos
Inscrições | centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt
Coordenação Científica | Augusto Salgado e Ricardo Parra
Descarregar cartaz
Curso Livre | As Origens e os Caminhos do Cinema Europeu
OBJECTIVOS
- Fornecer aos alunos uma visão das especificidades do Cinema Europeu por via dos vários movimentos cinematográficos, dos seus temas e história, através da análise de filmes e realizadores-chave numa perspetiva diacrónica;
- Desafiar o pensamento crítico dos alunos acerca da conceptualização teórica do Cinema Europeu;
- Fomentar o interesse dos alunos pela cultura cinematográfica, ainda muito limitada à sua vertente Norte-Americana;
- Posicionar o imaginário do Cinema Europeu no contexto atual e perspetivar os caminhos que pavimentam o seu futuro.
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA
Augusto Salgado (Centro de História da Universidade de Lisboa)
Formador: Ricardo Parra (Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa; Doutorando em História Contemporânea; Licenciado em Cinema pela Solent University)
CREDITAÇÃO E AVALIAÇÃO
Este curso encontra-se creditado (2 ECTS). O modelo de avaliação é o seguinte: 1) Apresentação de trabalhos finais (80%); 2) Pontualidade e assiduidade (20%).
INSCRIÇÃO
Inscrições: centro.his.secretariado@letras.ulisboa.pt
A inscrição neste curso livre tem um custo de 30€ para alunos da FLUL e 40€ para interessados externos à FLUL.
PROGRAMA DE ESTUDOS
10 semanas – 60h totais: 30h de contacto + 30h de trabalho autónomo
Aula 1 | As Primeiras Experiências Cinematográficas na Europa | 16 de Outubro de 2023 | 18h00-21h00
-
Apresentação do curso;
- As primeiras experiências cinematográficas: Auguste e Louis Lumière, Georges Méliès;
- O impacto da I Guerra Mundial na indústria cinematográfica europeia;
- O desenvolvimento da imagem em movimento: a transição das curtas para as longas-metragens.
Aula 2 | O Cinema Alemão e Austríaco | 23 de Outubro de 2023 | 18h00-21h00
- O Expressionismo Alemão durante a República de Weimar: a modernidade e a justiça em Fritz Lang;
- As origens do cinema de terror em Robert Wiene e F.W. Murnau;
- Hitler e o cinema como propaganda nazi;
- O Novo Cinema Alemão do pós-guerra: Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder e Wim Wenders;
- A alienação e a condição humana em Michael Haneke.
Aula 3 | O Cinema Soviético e Russo | 30 de Outubro de 2023 | 18h00-21h00
- O cinema soviético e a relação com a censura;
- A revolução nas técnicas de montagem: Lev Kuleshov e o discípulo Sergei Eisenstein;
- A inovação no cinema documental - Dziga Vertov;
- O Realismo Socialista de Estaline na sétima arte;
- O reconhecimento internacional durante a destalinização: Grigory Chukhray, Mikhail Kalatozov, Andrei Konchalovsky e Aleksei German;
- A filosofia e o exílio de Andrei Tarkovsky;
- O cinema russo após o fim da URSS.
Aula 4 | O Cinema Francês | 6 de Novembro de 2023 | 18h00-21h00
- O Surrealismo de Luis Buñuel: da Idade de Ouro ao Obscuro Objeto do Desejo;
- Cahiers du Cinéma e a conceptualização teórica do cinema moderno;
- As origens e os pioneiros da Nouvelle Vague: François Truffaut, Jean-Luc Godard, Éric Rohmer, Claude Chabrol e Jacques Rivette;
- O cinema experimental à margem da Nouvelle Vague;
- A subversão e a revolução social nas novas correntes cinematográficas;
- Nouvelle Extrêmité Française: Gaspar Noé, l’enfant terrible do cinema francês.
Aula 5 | O Cinema Italiano | 13 de Novembro de 2023 | 18h00-21h00
- O futurismo italiano dos anos 10;
- A criação da Cinecittà;
- Mussolini e o cinema como propaganda fascista;
- O neorrealismo italiano no pós-guerra: Luchino Visconti, Vittorio de Sica e Roberto Rossellini;
- O Nuovo Cinema: o minimalismo filosófico de Michelangelo Antonioni;
- O surrealismo de Federico Fellini;
- A imoralidade em Pier Paolo Pasolini;
- As correntes pós-neorrealistas: Commedia all’Italiana e a crítica social dos anos 60;
- Spaghetti Western; Giallo;
- O existencialismo e as relações sociais no novo cinema italiano: de Paolo Sorrentino a Luca Guadagnino.
Aula 6 | O Cinema Escandinavo | 20 de Novembro de 2023 | 18h00-21h00
- Os primeiros passos do cinema sueco: Victor Sjöström e as adaptações de Selma Lagerlöf;
- Ingmar Bergman e o pessimismo do eu;
- A lente de Sven Nykvist;
- O absurdo e as complexidades da experiência humana: de Roy Andersson a Ruben Östlund;
- O cinema dinamarquês do pós-guerra;
- Dogma 95 e o manifesto de castidade na pureza da história;
- A vingança e a estética néon em Nicolas Winding Refn.
Aula 7 | O Cinema da Europa Central e dos Balcãs | 27 de Novembro de 2023 | 18h00-21h00
- O cinema de autor polaco: a psicologia humana em Roman Polanski;
- A moralidade e o existencialismo em Krzysztof Kieslowski;
- O amor e o conflito em Pawel Pawlikowski;
- Os Balcãs pela lente de Emir Kusturica;
- O minimalismo no cinema húngaro: o niilismo de Béla Tarr;
- As origens e a idade de ouro do cinema grego;
- A Greek Weird Wave: o absurdo e o distanciamento emocional nas temáticas do amor e da perda.
Aula 8 | O Cinema Ibérico | 4 de Dezembro de 2023 | 18h00-21h00
- As primeiras manifestações cinematográficas em Espanha;
- A guerra civil espanhola e o uso do cinema como propaganda e censura;
- O cinema espanhol da transição democrática à era moderna;
- As origens do cinema português;
- O cinema durante o Estado Novo: a comédia à portuguesa e o afastamento do quotidiano;
- O nacionalismo e os valores conservadores nos dramas históricos;
- O novo cinema português: a virtude das relações humanas em Manoel de Oliveira;
- O olhar controverso de João César Monteiro;
- O cinema português do século XXI: de João Canijo a Tiago Guedes;
- A importância dos festivais de cinema portugueses na divulgação nacional.
Aula 9 | As Perspetivas do Cinema Europeu | 11 de Dezembro de 2023 | 18h00-21h00
- Discussão sobre os desígnios futuros do cinema europeu;
- Apresentação de trabalhos finais.
Aula 10 | Conclusão do Curso | 18 de Dezembro de 2023 | 18h00-21h00
- Apresentação dos trabalhos finais;
- Encerramento do curso.
Bibliografia
Ezra, E. (2004). European Cinema. Oxford: Oxford University Press.
Ferreira, C. O. (2014). O Cinema Português Através dos Seus Filmes. Coimbra: Edições 70.
Gergely, G. & Hayward, S. (2022). The Routledge Companion to European Cinema. Oxon & New York: Routledge.
Kelly, R. (2001). The Name of This Book is Dogme95. London: Faber & Faber.
Lanzoni, R. F. (2015). French Cinema: From Its Beginnings to the Present. London: Bloomsbury Academic.
Orr, J. (2014). The Demons of Modernity: Ingmar Bergman and European Cinema. Oxford: Berghahn Books.
Shiel, M. (2006). Italian Neorrealism: Rebuilding the Cinematic City. Columbia: Wallflower Press.
Tarkovsky, A. (1989). Sculpting in Time: Reflections on the Cinema. Texas: Texas University Press.