Castelo Melhor os Seus Tempos (1635-1720)

Coordenação: Ana Leal de Faria e Nuno Gonçalo Monteiro

Edição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Apoio: Câmara Municipal do Pombal

Ano: 2021

ISBN: 978-989-8068-31-6

Disponível em acesso aberto no repositório da Universidade de Lisboa

SINOPSE

Nas últimas décadas, assistiu-se a um impulso da historiografia sobre a época moderna portuguesa, renovando-se áreas como a história da diplomacia e a dos modelos políticos, ou a história social das elites, entre outras. Apesar de estudada, a figura de Castelo Melhor está, no entanto, longe de se encontrar satisfatoriamente conhecida. O tema central das interrogações passadas associava o seu excepcional protagonismo entre 1662 e 1667, quando foi «escrivão da puridade» de D. Afonso VI, a um conflito entre modelos políticos. Um fidalgo primogénito da primeira grandeza no século XVII, porém, não devia pautar a sua actuação pela adesão permanente a modelos políticos específicos, antes pelos dois valores correlativos e conectados que se supunha deverem estruturar a sua identidade social e individual: o serviço ao rei e o acrescentamento da casa dos seus maiores. Coisa que o Conde explicitamente reconheceu. O seu destino, marcado também por longos exílios, pautou-se pela forma própria como respondeu aos cenários agitados da sua longa existência. Na sua pluralidade, as contribuições deste livro abrem-nos perspectivas renovadas e, por vezes, inesperadas, sobre a personagem, os seus tempos, também eles diversos, e a memória que sobre eles se produziu.

COORDENAÇÃO

Ana Leal de Faria. Professora jubilada da Faculdade de Letras e investigadora integrada do Centro de História da Universidade de Lisboa. Doutorou-se e fez as suas provas de agregação em História Moderna na Universidade de Lisboa, onde lecionou durante três décadas. A sua principal área de trabalho é a história da diplomacia e das relações externas portuguesas. Investigou também a Inquisição. Tem mais de uma centena de estudos publicados e recebeu os prémios Aristides de Sousa Mendes (2004) e Calouste Gulbenkian de História Moderna e Contemporânea de Portugal (2009). É académica de número da Academia Portuguesa da História, que representa no Conselho Nacional de Educação.

Nuno Gonçalo Monteiro. Investigador coordenador no Instituto de Ciências Sociais e professor catedrático convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professor na mesma universidade. Doutorado e agregado em História, foi professor convidado em universidades espanholas, brasileiras, francesas e portuguesas. Realizou mais de duas centenas de conferências e comunicações em dezena e meia de países e coordenou vários projectos científicos internacionais. A sua bibliografia inclui mais de duas centenas de títulos publicados em várias línguas sobre temas de história social, institucional e política moderna e sobre o primeiro liberalismo. Entre as publicações no prelo, encontra-se a co-edição (com P. Cardim) de Political Thought in Portugal and its Empire, c. 1500–1800 (Cambridge U.P.).

Nota Prévia
Ana Leal de Faria e Nuno Gonçalo Monteiro

Introdução: O Conde de Castelo Melhor e os seus tempos: Um roteiro de interrogações
Ana Leal de Faria e Nuno Gonçalo Monteiro