African Ivories in the Atlantic World, 1400-1900 / Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900

Editores: José da Silva Horta, Carlos Almeida, Peter Mark

Edição: Centro de História da Universidade de Lisboa

Ano: 2021

ISBN: 978-989-8068-36-1

Disponível em acesso aberto no repositório da Universidade de Lisboa

SINOPSE

O marfim lavrado foi um dos primeiros produtos exportados de África para a Europa. Artefactos ebúrneos da África Atlântica figuraram nos gabinetes de curiosidades e foram usados no quotidiano. O hibridismo de uma parte desse corpus tem suscitado vivo debate entre investigadores e coleccionadores sobre proveniências, datações e significados. "Marfins Africanos no Mundo Atlântico, 1400-1900" aborda o tema nas suas diferentes dimensões. Privilegiam-se os contextos africanos de produção e uso. A circulação é tratada no âmbito do comércio do marfim em bruto, habitualmente subsumido pela historiografia no comércio de escravizados. Identificam-se, por fim, alguns dos caminhos percorridos pelo marfim africano lavrado e em bruto na Europa e na América do Sul e o seu enquadramento jurídico actual.

RECENSÕES

“This overview of the wide range of topics can only begin to do justice to the project as a whole, which makes a considerable contribution to our knowledge of all things ivory, and especially in Africa (one could easily imagine a companion volume for Asian ivory). These chapters are all of very high quality, both in terms of their research and their contributions to the larger discussion."

 

John K. Thornton, African Studies Review

 

“Près de 700 pages de littérature scientifique nous emmènent bien au-delà d’une simple étude économique du commerce d’ivoire."

 

Matthieu Provençalle, Carnet d'Afriques. Actualité de la recherche en histoire de l'Afrique avant le XXe siècle

Editores

Peter Mark. Professor emérito de História da Arte Africana na Universidade de Wesleyan. Investigador convidado no Institut National d’Histoire de l’Art, Paris, e investigador visitante no Max-Planck-Institut, Halle. Foi senior fellow na Re:work (Universidade Humboldt, Berlim) em 2012-13 e Alexander von Humboldt fellow no Frobenius Institut, Frankfurt am Main. Autor de seis livros, incluindo, The Wild Bull and the Sacred Forest (1992), Portuguese Style and Luso-African Identity (2002) e (em coautoria com José da Silva Horta) The Forgotten Diaspora (2011).

 

José da Silva Horta. Doutorado em 2003, é Professor Associado com Agregação em História de África na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa. As suas publicações e envolvimento em projectos de investigação têm sido dedicados à história antiga da Grande Senegâmbia/Costa da Alta Guiné, entre os séculos XV e XVII e às suas interacções atlânticas.

 

Carlos Almeida. Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa, coordena o Grupo de Investigação Culturas e Sociedades de Encontro. Mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa e doutor em Antropologia, ramo Etnologia, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha temas relacionados com a história de África centro-ocidental entre os séculos XV a XIX e as suas interacções com o mundo atlântico.

ÍNDICE


INTRODUCTION: African ivory in the Atlantic World
José da Silva Horta, Carlos Almeida, Peter Mark
 

INTRODUÇÃO: Marfim africano no mundo atlântico
José da Silva Horta, Carlos Almeida, Peter Mark
 

IN AFRICA: CONTEXTS AND MEANINGS
 

The iconography of reading and writing in selected Sapi saltcellars

Peter Mark

 

The Sapi and the Mani: Revisiting the question of cultural continuity/disruption
Frederick John Lamp
 

Where were the Afro-Portuguese ivories made?
William Hart
 

Autobiography via objects and ceremony: Oba Esigie’s prophetic bird and Benin export ivories
Kathy Curnow
 

Os marfins edo-portugueses: questões de proveniência
Leonor Amaral
 

Reviving fabrics, patterns, and colours. On the clothing of four Europeans represented in six Bini-Portuguese saltcellars and their dating (c. 1540 – c. 1560)
Inês Meira Araújo
 

The elephant culture. A proposal for the interpretation of the mpungi in West Central Africa (15th-19th centuries)
Carlos Almeida
 

O marfim nos acordos de compensação entre o Congo e Portugal, 1512-1526
Mariza de Carvalho Soares
 

CIRCULATION AND TRADE
 

Ivory in West Africa, c. 100 to 1900 CE: Archaeological evidence and future research priorities
Ashley Coutu, Paul Lane
 

Extração de marfim e comércio atlântico na Senegâmbia (1440-1699)
Felipe Silveira de Oliveira Malacco
 

Back to the Ivory Coast: Dutch commodity trading in West Africa, 1740-1809
Jelmer Vos
 

Entre contratos e monopólio: Os mecanismos legais de funcionamento do comércio de marfim in natura a partir da costa angolana (século XVIII)
Rogéria Cristina Alves
 

O comércio sertanejo de marfim no Planalto Central angolano: Agentes sociais e dinâmicas cotidianas nas páginas de António da Silva Porto (décadas de 1840 e 1850)
Ivan Sicca Gonçalves
 

International ivory trade and the expansion of the Maravi State in northern Zambezia: Fifteenth – eighteenth century AD
Yusuf M. Juwayeyi
 

OUT OF AFRICA
 

O comércio de marfim luso-africano nas fontes escritas portuguesas: Matéria-prima e objectos (séculos XV a XIX)
Mafalda Cordeiro Malheiro, Bernardo de Sá-Nogueira
 

Marfins afro-portugueses em contexto arqueológico 
Mário Varela Gomes
 

Afro-Portuguese ivories from Campo das Cebolas (Lisbon – Portugal)
Cláudia Manso, Tânia Manuel Casimiro, Mário Varela Gomes
 

A new contribution to the corpus of Luso-African ivories: The Wartburg Castle Sapi-Portuguese olifant
Grit Jacobs, Luís U. Afonso
 

The trafficking of raw and carved African ivory in the Caribbean and Lima (1555-1635)
Maria da Graça A. Mateus Ventura
 

Marfim africano em objetos Art Nouveau: Impérios coloniais e histórias entrelaçadas
Sílvio Marcus de Souza Correa
 

O regime jurídico-internacional aplicável à circulaçãoe ao comércio de objetos de arte em marfim
Fernando Loureiro Bastos
 

ABSTRACTS
 

RESUMOS
 

BIOGRAPHICAL NOTES
 

NOTAS BIOGRÁFICAS