As Diásporas dos Judeus e Cristãos-Novos de Origem Ibérica entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Estudos
Organização: José Alberto R. Silva Tavim, Hugo Martins, Ana Pereira Ferreira, Ângela Sofia Benoliel Coutinho, Miguel Andrade
Editora: Centro de História da Universidade de Lisboa
Ano: 2020
ISBN: 978-989-8068-26-2
Disponível em acesso aberto no repositório da Universidade de Lisboa
SINOPSE
Este livro consiste num conjunto de contribuições, com temáticas e cronologias diferentes, sobre a temática geral dos judeus de origem ibérica após as conversões de finais do século XV, ou seja, com uma identidade oficial cristã; e também acerca do acolhimento de outros, de remota origem portuguesa ou não, no Portugal contemporâneo, mas também em outras longitudes, como o Egipto e o Brasil, em circunstâncias diversas e, por vezes, mesmo adversas.
Sob a tónica da dispersão entre o Mediterrâneo e o Atlântico visita-se, a título de exemplo, a ventura de alguns desses cristãos-novos em Portugal, e a sua presença, assumindo de novo uma identidade judaica em terras de Diáspora, na Europa e no Novo Mundo. A modernidade revela a resistência em Portugal de uma consciência em ser judeu; e também que, a par deste fenómeno, a chegada de outros judeus, sobretudo de origem magrebina, mais do que um retorno é na verdade outra etapa de permanência em contextos completamente diferentes no que respeita às origens das pessoas, suas actividades, aceitação e respeito pela sua especificidade identitária.
ORGANIZADORES
José Alberto R. Silva Tavim. Investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa e chair do seminário Os Judeus em Portugal e na Diáspora, na Faculdade de Letras de Lisboa. Pertence ao Executive Board da Society Sefarad e é co-editor da Hamsa, Journal of Judaic and Islamic Studies. Dirigiu o projecto de investigação Portuguese Jewish Mediaeval Sources e actualmente faz parte do Management Committee da cost action “People in Motion: Entangled Histories of Displacement across the Mediterranean (1492-1923)”. É autor de quatro livros e mais de 50 artigos sobre a diáspora dos judeus portugueses.
Hugo Martins. Licenciado em História (2013) e doutorado em História Moderna (2018) pela Universidade de Lisboa, é investigador no Centro de História da Universidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento tratou sobre a história social e religiosa da comunidade judaico-portuguesa de Hamburgo no século XVII, tendo-lhe sido atribuída, para esse projecto, uma bolsa de doutoramento pela Fundação Rothschild (Hanadiv) Europe, bem como uma bolsa de investigação DAAD. Os seus principais campos de investigação são o Império Português, a história dos cristãos-novos e a diáspora sefardita.
Ana Pereira Ferreira. Licenciada em História, mestre em Paleografia e Diplomática e doutoranda no PIUDHist (bolseira de doutoramento FCT – SFRH/BD/137506/2018). É investigadora integrada no CIDEHUS-UÉvora e investigadora colaboradora do CH-ULisboa. Co-editou a obra Os Judeus na Península Ibérica durante a Idade Média. Análise das Suas Fontes. Tem como principais áreas de interesse: paleografia, diplomática, história cultural e social, especialmente no medievo.
Ângela Sofia Benoliel Coutinho. Investigadora no IPRI/Universidade Nova de Lisboa e no CEIS20 – Universidade de Coimbra. Obteve o doutoramento em História da África Negra Contemporânea pela Universidade de Paris I – Panthéon‑Sorbonne. Está actualmente a levar a cabo estudos financiados pela Fundação Rosa Luxemburgo e pelo CODESRIA (Dakar). Tem colaborações com a CVJHP (Washington), o CIDAC (Portugal) e com a Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde).
Miguel Andrade. Licenciado em História (2015) e pós-graduado em Estudos Medievais (2016) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É mestrando em História Medieval, na mesma instituição, com uma tese intitulada: “O Dragão no Imaginário Nórdico Medieval: Um Estudo das Sagas Islandesas”. Em 2020, ingressou no programa pós-graduado Medieval Icelandic Studies, da School of Humanities of the University of Iceland, dando continuidade ao seu interesse académico pelos estudos nórdicos medievais.
ÍNDICE
Introdução: entre o Mediterrâneo e o Atlântico
I – EM PORTUGAL: NO REINO E DO REINO, NA ÉPOCA MODERNA
The New-Christians of Tomar: A web of social relations between Christianity and Judaism
Maria José Ferro Tavares
Conversos e finanças régias em Portugal no século XVI: Tensões, fugas e soluções
Maria Leonor García da Cruz
A prescrição de alimentos de origem animal e vegetal nos comentários médicos de Garcia Lopes
Emília M. Rocha de Oliveira
II – A DIÁSPORA: ESTUDOS DE HISTÓRIA SOCIAL E CULTURAL NA ÉPOCA MODERNA
Social assistance and charitable institutions in the Portuguese nation of Hamburg (1652-1682): Analysis of a particular case
Hugo Martins
As polémicas médicas e os médicos da nação portuguesa de Hamburgo no século XVII
Florbela Veiga Frade
Cábala metafórica y acosmismo en Abraham Cohen de Herrera
Miquel Beltrán Munar & Meritxell Blasco Orellana
A atracção do Brasil holandês: Uma nova diáspora dos judeus do Velho Mundo
José Alberto R. Silva Tavim
III – NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: A DIÁSPORA DO NORTE DE ÁFRICA
O arresto do brigue português Intrépido. Um negócio inter-religioso no mundo sefardita
António Jorge Afonso
Do Mediterrâneo ao Atlântico: Comerciantes judeus de Marrocos e Gibraltar no arquipélago de Cabo Verde (1860-1900)
Ângela Sofia Benoliel Coutinho
A exuberante Amazônia: Judeus e caboclos na obra literária de Leão Pacífico Esaguy
Filipe Amaral Rocha de Menezes
The Sha’ar Hashamayim synagogue in Cairo: A temple for Paris along the Nile
Jonathan Hirsch
IV – PORTUGAL, A NAÇÃO PORTUGUESA E A CONTEMPORANEIDADE
The Portuguese Marranos Committee. A contribution to an unknown history
Ana Gabriela da Silva Figueiredo
The death of George Maduro in the Holocaust and the demise of the Portuguese nación in Curaçao
Yitzchak Kerem
Jewish refugees and anti-nazis among the Portuguese during the Second World War
Irene Flunser Pimentel